Pesquisa de Opinião e Eleições Municipais

Por: Maiara Marinho

Diversas pesquisas de opinião são feitas em época de eleições municipais, estaduais e federais. Geralmente, elas dão ênfase para o resultado da colocação dos/as candidatos/as. No entanto, outras observações são possíveis e devem ser feitas. A mestranda em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Lígia Brilhante, – integrante do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – organizou um questionário com perguntas como “em quem você votaria caso as eleições fossem hoje”, “em quem você não votaria de jeito algum”, “a propaganda eleitoral é decisiva para seu voto”, “qual meio de comunicação mais utilizado pra acompanhar o processo eleitoral”, entre outras. A pesquisa foi realizada por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na cadeira de Comunicação e Política, dada pela Professora Dra. Marislei da Silveira Ribeiro.

Aplicada em oito bairros da cidade, entre eles, o Porto, Fragata, Três Vendas, Laranjal, Areal e Centro, a pesquisa contou com 617 questionários, com maior porcentagem de participação no Centro, no Fragata e no Porto. Dos entrevistados, 317 são homens e 300 são mulheres, de faixa etária entre 16 e 69 anos. O questionário não foi registrado no TRE, por consequência, os resultados não poderão ser divulgados.

No entanto, a experiência que tive foi muito interessante. É importante perceber outras questões dentro desses questionários como, por exemplo, notar quem são os rejeitados dos favoráveis a candidato A, B ou C. Como politicamente se expressa a propaganda eleitoral, a presença significativa da televisão, o crescimento da internet participando do momento eleitoral, assim como os comentários que recebemos de cada entrevistado acompanhado de um “sim” e “não”. A política vai além de respostas objetivas e pragmáticas.

Segundo Lígia, a pesquisa “realiza a necessária ponte entre a teoria e a prática, bem como ressalta a importância da interdisciplinariedade para a compreensão do panorama eleitoral no tocante ao pleito municipal vindouro e demais assuntos que permeiam o universo acadêmico. Proporcionando o enriquecimento dos discentes envolvidos quanto a bagagem de conhecimento e retorno para a comunidade em geral das atividades realizadas na universidade, demonstrando o potencial para compreensão e transformação social, sendo esta a perspectiva de atuação do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UFPel”.

Pesquisas como essas são importantes para a compreensão, inclusive, do descontentamento político da população. É evidente que questões como a corrupção e os discursos historicamente enganadores de muitos políticos geram esse descontentamento, mas a informação distorcida oferecida pela mídia hegemônica também é responsável por comentários como “eu não voto no partido e sim no candidato”, “eu tenho nojo de política”, entre outros. Refletir todas essas questões dentro do jornalismo é, portanto, fundamental para que percebamos o tamanho da responsabilidade que nossa profissão tem na construção do imaginário social e de opiniões que definem seus votos e percepção na política brasileira.

sem-titulo