Cosmética natural ganha espaço no mercado: conheça a Kaya

Por: Claudine Zingler

A busca por produtos vegetarianos e veganos tem crescido não somente no ramo alimentício, mas também no de cosméticos. A procura por mercadorias mais ecológicas já é comum na Europa e tem aumentado em outros lugares como o Brasil, é o que afirma a pesquisa feita pela Mintel, empresa especialista em inteligência de mercado.

Em Pelotas também existem empreendimentos que atendem às demandas vegetarianas e/ou veganas, de forma natural. É o caso da Kaya – Cosmética Natural, marca criada pela estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, Luiza Eloi, de 22 anos. Ela é natural do litoral paulista e conta que o surgimento da Kaya se deu na metade do ano de 2015, “partindo inicialmente de uma necessidade de produzir meus próprios produtos cosméticos naturais, e depois como uma oportunidade de aprofundar os estudos no campo e de compartilhar esse conhecimento”.

Luiza conta também que há diferenças entre produtos veganos e produtos naturais: ”Um produto vegano pode ser extremamente sintético e prejudicial à nossa saúde, assim como qualquer outro produto do mercado.” Segundo ela, os processos industriais mascaram a origem do que é fabricado. Já no caso de produtos artesanais, há uma mudança, pois “o contato com a fonte é facilitado pelo contato direto com os fornecedores.”

A estudante, que é a única participante do projeto, ressalta que se estabelece uma relação diferenciada, pois “o contato direto com o consumidor também me possibilita uma troca de conhecimentos incrível. O que mais gosto é de expor a banquinha em eventos e poder conversar com as pessoas que vem até mim.”. Há outro diferencial ao comprar mercadorias feitas de modo artesanal. Luiza diz que há uma relação energética na feitura de seus produtos: “(Eu) não trabalho em dias que não me sinto bem, e às vezes não nos damos conta em como isso influencia bastante no resultado final daquilo que consumimos.”

Além de revender coletores menstruais, calendário do ciclo menstrual, a marca tem produtos próprios como pasta dental, repelente e cremes. Seu campeão de vendas é o desodorante feito com lavanda, que contém também glicerina vegetal, pedra hume, óleo essencial de cipreste e melaleuca. Em sua fanpage, a Kaya dá informações sobre as prejudicialidades dos produtos industrializados. No caso dos desodorantes, é informado que “antitranspirantes são um grande risco para a saúde, contendo sais de alumínio que bloqueiam glândulas sudoríparas e impedem a liberação de toxinas pelo corpo.”.

Ela relata que o desejo da Kaya é mostrar uma alternativa de produzir seus cosméticos: “(Quero) possibilitar às pessoas pensarem uma forma autônoma de produção, fora de um sistema capitalista, em que elas possam ser responsáveis e conscientes por tudo aquilo que buscam.”. E essa proposta da Kaya vem dando certo. Rayane Lacerda, cliente da marca conta que certos produtos ela só encontrou na Kaya: “Eu já comprei um incenso natural (Palo Santo) e [a Kaya] foi o único lugar em que eu encontrei aqui em Pelotas”. Ela também fala sobre a importância da marca no auxílio ao autoconhecimento feminino: “[É] uma marca de cosméticos maravilhosa porque é natural e proporciona bem estar. O diário do ciclo feminino lunar me ajudou muito no autoconhecimento.”.

A paulista também distribui zines com receitas de produtos naturais para serem feitos em casa e sempre dá dicas para quem a pede, com uma única condição: “passem essa ideia adiante!”

A Kaya – Cosmética Natural está no Facebook.

Fontes: https://vista-se.com.br/lider-mundial-em-inteligencia-de-mercado-preve-aumento-na-demanda-por-produtos-veganos/

http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2014/05/23/especialistas-alertam-para-o-uso-seguro-de-desodorantes

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