Centro Acadêmico Patrícia Galvão promove ciclo de palestras para estudantes do Jornalismo da UFPEL

Nilson Vargas palestrando na última noite do Ciclo de Palestras. Foto Roberta Muniz/Arquivo Pessoal

Por Roberta Muniz

Neste mês de abril, aconteceu o Ciclo de Palestras do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), organizado pelo Centro Acadêmico Patrícia Galvão. O evento contou com quatro palestras distribuídas ao longo do mês. Em cada uma das noites, um nome do meio jornalístico palestrou aos alunos do curso com a temática “Comunicação na Internet: Desafios e Possibilidades”.

No Campus II da universidade, os palestrantes que atuam em diferentes áreas do jornalismo, como o empreendedorismo, mídia alternativa, mídia tradicional e pesquisa, trouxeram as suas vivências na profissão e suas experiências com a rápida e crescente expansão da Internet.

Os estudantes tiveram a chance de ouvir na primeira noite de palestras, Alex Primo, pesquisador sobre colaboração, interações e redes sociais na Internet. Doutor em Informática na Educação, professor de mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e escritor.

Ana Ávila, que desde 2015 atua como editora-chefe do Sul 21, jornal gaúcho independente baseado nas novas mídias, conversou com os estudantes na segunda noite. Ana também é especialista em política internacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Palestra de Ana Ávila sobre os desafios da mídia alternativa. Foto Roberta Muniz/Arquivo Pessoal

Na terceira noite, a convidada foi Alexandra Zanella, criadora da agência de conteúdo Padrinho e sua palestra tinha como foco o empreendedorismo jornalístico e nas agências de comunicação e conteúdo. Antes de criar e trabalhar na agência Padrinho, foi jornalista de redações e editora em sites como o ClicRBS e o Terra.

E fechando a última noite de palestras, o convidado foi Nilson Vargas, editor-chefe do jornal Zero Hora e sua palestra trouxe aos alunos, a adaptação de um veículo jornalístico impresso à Internet. “Se fala muito que tem crise de jornalismo. Não tem crise de jornalismo, tem crise de alguns modelos de negócio. Tem crise de alguns jeitos de fazer jornalismo, mas o jornalismo, a necessidade, a demanda por jornalismo na sociedade sempre existe e é sempre grande e isso sempre é uma boa, uma ótima notícia pra gente”, afirmou Nilson no começo de sua palestra.

“Ficamos muito contentes com a participação, que foi bem numerosa e também ativa. A intenção era contemplar todos os interesses (pesquisa acadêmica, mídia alternativa, mídia tradicional e empreendedorismo) e acho que conseguimos. Esperamos, de coração, que tenha sido positivo pra todos como foi pra gente”, declarou sobre o evento, Isabelli Neckel, estudante de jornalismo e representante do Centro Acadêmico Patrícia Galvão.

Comentários

comments

Você pode gostar...