Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em todo território nacional

Faltam 18,8 milhões de brasileiros para atingir a meta de 2018 de imunização contra a gripe. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Por Roberta Muniz

A campanha de vacinação contra a Influenza que acabaria nesta sexta-feira (1°), teve a data prorrogada até o dia 15 de junho, em todo território nacional, informou o Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde (SMS).

O Ministério da Saúde (MS) determinou a extensão do período de imunização ao público-alvo – idosos a partir dos 60 anos, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas – motivado pelo desabastecimento de combustíveis em nível nacional.

Além da falta de combustível que gerou dificuldade de locomoção para algumas pessoas, o feriado de Corpus Christi, o grande número de municípios que manifestaram a intenção de realizar ponto facultativo na sexta (1°) e o não atingimento da meta de cobertura vacinal da campanha até o momento também foram motivos que levaram a prorrogação do período de campanha.

Oferecida pela Ministério da Saúde, de forma gratuita, protege os imunizados contra três tipos da doença e quem já realizou a vacina no ano passado deve repetir a dose, já que em média, a imunização dura um ano. A campanha visa diminuir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes do vírus da Influenza no grupo alvo para a vacinação.

Comentários

comments

Você pode gostar...