RÁDIO LIBERDADE AM DE CANGUÇU, COMEMORA 60 ANOS

A primeira transmissão oficial foi realizada em 22 de junho de 1956.

Por Geovane Matias

Foi destaque no Grande expediente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na terça-feira (21), a passagem dos 60 anos da Rádio Liberdade AM, com sede no município de Canguçu. A sociedade Canguçuense de Rádio, foi criada em 9 de abril de 1956, data de sua constituição social, mas com dificuldades e atrasos nas obras para o início das operações, o dia 22 de junho de 1956 foi o marco inicial, com a realização da primeira transmissão em caráter experimental.

fotos rádio liberdade

             Desde a consulta pública que escolheu o nome da rádio em 1956, até hoje, é a voz da comunidade que predomina na emissora. Nos primeiros anos, ainda sem caráter comercial, foi a população que colaborava para garantir o funcionamento da emissora, juntamente com a família Lorea, naturais da cidade de Pelotas. Na época romântica do rádio, muitos funcionários trabalhavam sem remuneração.

           Em sua programação inicial, o destaque ficava por conta das rádio-novelas e dos programas de auditório, momento em que os ouvintes dedicavam músicas aos amigos e familiares, com as chamadas “dedicatórias”, onde colaboravam financeiramente, para manter a rádio no ar. Grande parte de sua grade de programação permanece inalterada, destacando três dos programas de maior audiência: Liberdade Notícias Primeira Edição, com participação direta do ouvinte; O Grande Informativo Liberdade, com informações e avisos de interesse da comunidade, com destaque para notícias, onde é divulgado o estado de saúde das pessoas internadas no Hospital de Caridade; e, o Programa Alô Colônia, direcionado a colônia Pômerana, predominante em Canguçu. Estes programas destacam-se por Canguçu ser o maior minifúndio da América Latina e em muitas localidades, distantes da sede, o rádio ainda é o principal meio de comunicação.

           Já nos anos 80, a direção da emissora começou uma nova fase, com investimentos em equipamentos, tecnologia e transmissores mais potentes que deram alcance regional à rádio. Esses recursos, permitiram a emissora ser a primeira em transmitir uma eleição municipal informatizada. O pioneirismo sempre foi sua principal marca.

           O trabalho seguiu em 1988, com os irmãos Sebastião Ribeiro Neto e Hermes Ribeiro de Souza Filho, até hoje na diretoria da emissora. Os empresários, continuaram o plano de modernização, investindo em tecnologia, rádios transmissores de VHF e transmissões externas sem fio.

13518093_1031079870317338_466968186_o

          Atualmente, a Rádio Liberdade transmite em 5Kw (com equipamentos para operar em 10Kw), na freqüência de 1500khz e, em breve deve migrar para a freqüência de FM. Assim, a Liberdade, como é chamada, destaca-se pelo dinamismo da programação e cobertura de grandes eventos, como a Fenadoce, Expointer, Eleições, Posse de Deputados, de Governadores e, até de Presidentes da República, entre outros acontecimentos da região.

         Essas seis décadas ajudaram a consolidar a Rádio Liberdade AM de Canguçu, como um espaço democrático de informação e entretenimento, sempre estando ao lado da população, através de seus microfones.

Comentários

comments

Você pode gostar...