Plataformas de financiamento coletivo apostam no seu projeto

Por Vanessa Kleber e Heitor Araujo

Lembra quando algum amigo, familiar ou conhecido estava precisando de dinheiro para alguma causa nobre e uníamos forças em uma vaquinha? Com a revolução digital, a famosa vaquinha foi inovada, e ficou conhecida como financiamento coletivo! Atualmente no Brasil, existem uma série de sites especializados nesse tipo de serviço.

Os sites de financiamentos coletivos, também conhecido como crowdfunding, oferecem a seus usuário a oportunidade de divulgar determinada causa social, cultural, ou empreendedora de forma que qualquer pessoa que tenha acesso a aquela plataforma, possa ajudar na arrecadação do dinheiro. Logo, a famosa “vaquinha” não fica restrita apenas ao seu circulo social, mas ela se expande e, hoje, qualquer pessoa com acesso a internet pode contribuir.

Na sua maior parte gratuitas, elas apoiam projetos que muitas vezes não vão pra frente por conta de patrocínio, ou burocracias. Sendo assim, as motivações para ir em busca dos financiamentos coletivos são várias. Músicos, artistas, jornalistas, gamers, escritores buscam chances de lançar seus projetos, assim como pessoas lançam projetos para ajudar ao próximo em questões de saúde, alimentação, moradia, entre outros cuidados básicos. Nos primeiros casos, geralmente acontece uma troca. O doador pode decidir se apenas deseja arrecadar certa quantia de dinheiro, ou deseja ser recompensado por isso. Através de uma copia do cd a ser lançado, ou se um ingresso para uma exposição, por exemplo.

Conheça alguma dessas plataformas:

Kikante:

O Kikante é uma plataforma americana de financiamento coletivo que veio parar no Brasil. A plataforma coletiva e colaborativa conta com dois tipos de campanha,  a “Flexível” e a “Tudo ou Nada”. Na primeira o dono do crowdfunding fica com o valor arrecadado, mesmo que seu objetivo final não seja alcançado e na segunda, o valor só é repassado ao dono da proposta se sua meta for atingida.

O usuário não paga nada para criar a sua campanha, casa comece a receber o valor desejado, o site trabalha com um sistema de taxas. Todo os projetos disponíveis no site possuem metas e objetivos de arrecadação específicas, durando até 60 dias.

O escritor e jornalista, Marcelo Nascente, no inicio desse ano colou um de seus projetos na plataforma, segundo ele a motivação foi “todo esse quê de coletividade, o que eu acho fantástico, nesse mundo moderno. o custo de produção de um livro (no meu caso só impressão, porque eu fiz todo o resto) é bem alto. e a rede de contatos que acompanham o cara nas redes sociais, já mais ou menos sabem o que tu escreves; e aqueles que se interessam por aquele determinado tipo de leitura, colabora. acho genial esse método. “ Infelizmente, o projeto do Marcelo não alcançou o valor definido, mas ele não desanima e pretende tentar novamente  “Não fiquei decepcionado por ainda não ter conseguido. Pelo contrário, fiquei bem feliz em ver que gente que eu não conhecia, que eram amigos de amigos, ou nem isso, colaboraram.”

Catarse:

O catarse é o maior site Brasileiro de crowdfunding. Disponível desde 20011, o site apoia inúmeros tipos de projetos. Na plataforma, aqueles que apoiam, podem doar um valor qualquer, ou escolher valores pré definidos que veem acompanhados de recompensas. Por exemplo, o restaurante Madre Mia, aqui da cidade, está realizando uma campanha para a criação de um livro ilustrado de bolachas de chopp personalizadas por diversos artistas e cidadãos da cidade. Aqueles que desejam contribuir com o projeto, podem escolher apenas doar uma quantia, doar determinado valor e receber o livro em pdf após lançado, doar e receber o livro impresso, ente outras!

Vakinha:

O vaquinha, é gaúcho, e surgiu quando o CEO da empresa ficou encarregado de arrecadar os presentes na forma de dinheiro do casamento do atual sócio fundador da empresa. O site também apoia inúmeros tipos de projetos, inclusive viagens!

Fontes: sites Kikante / Catarse / Vakinha.