Existe maneira correta de fazer café? Para a ciência, existe sim

O ritual do café tem jeito certo. Foto: Matthew Henry/Pexels

Por Lia Xavier

Não importa o horário, o café é companhia diária de muitos. Por ano, o brasileiro consome aproximadamente 81 litros da bebida e o Brasil está entre os dez países que mais produzem e exportam o grão. Contudo, essa estatística não tem importância alguma quando se trata fazer café.

De acordo com o estudo realizado pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, e publicado no início de agosto na revista Food Research Internacional, o segredo do café perfeito está na temperatura da água. A pesquisa reuniu sete degustadores e analisaram cerca de 36 propriedades de sabor (textura, tons de frutas, florais, ácidos, etc.) em várias amostras de café em temperaturas diferentes e com os mais variados tipos de grão. Após comparar os resultados, os pesquisadores concluíram que o segredo que faz o café ficar gostoso não está em nenhum desses atributos – e sim, na temperatura da água usada no processo.

Se a água do preparo estiver fervendo, mais substâncias são extraídas do grão, incluindo as que afetam negativamente o sabor da bebida. O melhor resultado se obteve quando a temperatura alcançou os 70°C para o grão arábico, que é o café mais produzido e consumido no Brasil, e 60°C para o café robusta, que é mais forte e encorpado.

Além desse fato, os pesquisadores apontaram também outros fatores para a qualidade do sabor da bebida, como a qualidade do grão, o tempo de torra e também a proporção entre água e café.

Comentários

comments

Você pode gostar...