Tudo natural! Os cosméticos naturais fazem bem ao corpo e ao meio ambiente.

Por: Aléxia Tavares e Vitória Trescastro

Em meio à industrialização e o consumo excessivo, há quem procure outros caminhos: uma das novas tendências são os grupos online para consciência e autonomia para o consumo. Eles funcionam como apoio para aqueles que querem diminuir ou transformar a forma de adquirir produtos, e costumam estar ligados a filosofias de vida mais naturais e de proteção ao meio ambiente. Geralmente, esses grupos tinham como tema uma vida mais equilibrada, mas aos poucos, foram se fragmentando em assuntos mais específicos, como alimentação, roupas e, claro, cosméticos.

Poucos sabemos o que tem nos nossos produtos do dia a dia de beleza e de higiene, quais os princípios ativos e o que pode ou não fazer bem. Essa crescente preocupação com saúde e doenças graves, como o câncer, tem feito com que muitas pessoas migrem para o lado natureba da vida, resgatando as receitinhas de beleza do tempo da vovó, para tentar se proteger um pouco mais.

Os cosméticos naturais se caracterizam por conter apenas matérias de origem vegetal ou animal, sem aditivos químicos, como os sulfatos, petrolatos e parabenos, que agridem e acumulam na pele e cabelo. Além disso, a maioria dos produtos naturais possui outro benefício: salvo alguns casos em que possuem bases de origem animal, eles não são testados em animais! A mineira Amanda Gomes, participante do grupo no facebook “Naturebismo das minas”, conta que além de economizar, melhora sua saúde. “Por eu fazer meus produtos, economizo nos preços, não financio mercado que testam em animais, não financio mão obra escrava, fora que não ingiro química no meu corpo, ao utilizar produtos 100% naturais, estou contribuindo com a saúde do meu corpo e do ambiente”, nos conta.

“Comecei a substituir os convencionais por naturais, comecei a utilizar bicarbonato de sódio como desodorante, óleo de coco, beterraba para maquiagem”, conta Amanda, que além de tudo, prioriza os fornecedores locais para a compra de matéria prima.

Mas não só de consumidores vive esse novo ramo de cosméticos, pois, alguns empreendedores já enxergaram nessa escolha não convencional um nicho. É o caso da bióloga paulista Ursula Fernanda Silva, que mora atualmente em Brusque/SC. Participante do mesmo grupo do facebook que Amanda, Ursula ainda tem a loja online Magia Bothanica, onde comercializa seus produtos e entrega para o Brasil todo. “Fiz um curso, porém, atualmente os estudos e pesquisas que faço para desenvolver os produtos que comercializo são principalmente pela internet em sites, vídeos, comunidades, grupos que atuam no mesmo seguimento”, conta a empreendedora.

De sabão de glicerina vegetal, à hidratante de leite de coco, quem usa esses tipos de produtos conta que quase sempre há um estranhamento quando dizem que usam leite de magnésia, por exemplo, como desodorante. Hoje em dia, as pessoas estão mais abertas a essas novidades, segunda Ursula. “Hoje as pessoas estão mais habituadas, criei uma marca há mais de ano e agora estou num momento de mudança efetiva com reformulações no nome, nas linhas de produtos” disse, ao se referir ao novo endereço em Santa Catarina.

Para quem quer conhecer mais sobre a rotina saudável para pele e cabelos, é só pesquisar um dos grupos no facebook, que segundo Amanda são muito úteis, pois “ajudam muito por reunir pessoas de diversas regiões para compartilhar receitas e experimentos”.

Comentários

comments

Você pode gostar...