Documentário de Skate no Cine UFPEL

O skatista Andrei Brettas vai exibir sua primeira produção – Caótica Rua Vol. 1 – na próxima terça-feira (5) às 19h00min. Foto: divulgação

Por Lucian Brum

Desde os anos 1960 com o Skaterdater de Noel Black a divulgação do skate assimilou-se com o áudio e visual. Influência natural para uma prática criada no estado americano da Califórnia, onde se encontra a maior indústria cinematográfica. Em meio século de produção, os vídeos popularizaram o skate pelo mundo e, conscientizaram as ideias dos skatistas na sociedade.  Em sua primeira produção, o skatista Andrei Brettas documenta o skate como uma atividade urbana que, reinterpreta os diversos espaços que compõem a arquitetura da cidade.

Numa tarde quente de veranico de Maio Andrei Brettas estava andando na esplanada do teatro Sete de Abril, local onde os skatistas costumam usar para deslizar no mármore da “meia lua”. É um dos pontos explorados no curta-metragem Caótica Rua Vol. 1, conforme explica o skatista: “No vídeo eu quis passar coisas tipo música jazz, uns poemas, uns textos, para fazer as pessoas refletirem, e reproduzir o que a gente vive. Essa parte underground do skate, a nossa visão do que é a rua”.

O estímulo para a produção do vídeo partiu da imprevisibilidade que os skatistas encontram: “A gurizada falava muito que não tinha pico para andar. Mas a gente saia pela cidade e sempre encontrava uns obstáculos, e no final do rolê todos tinham se divertido muito. Por isso a rua é muito massa, ela desperta a criatividade individual de cada um”, comenta Brettas.

Pôster do filme (divulgação)

Skatista e estudante de Antropologia, Andrei tem o intuito de estimular os skatistas: “Quero chamar as pessoas para andar e, mostrar que a gente está com a Caótica Rua e deseja construir uma cultura nossa, uma parada mais humana”… Com um calor agradável na tarde, alguns skatistas iam chegando à esplanada para andar na borda e o convite para a première ia sendo reforçado: “É gratuito. Só chegar no Cine UFPEL assinar o nome para entrar na sala e assistir com a galera”.

Terça-feira 5 de Junho às 19h00min
Cine UFpel: Rua Lobo da Costa, 447.

Caótica Rua Vol. 1
Dir.: Andrei Brettas
(Pelotas, Doc, 2018, 19min)

Comentários

comments

Você pode gostar...