Roupas, livros e arte em bazar a céu aberto em Pelotas

Por Laércio Diniz

No próximo domingo, 26, às 16 horas, a rua José do Patrocinio, em frente ao galpão Satolep, vai se transformar em uma bazar comunitário ao céu aberto, com direito a música ao vivo e discotecagem. Essa é a proposta do “Pulgatório”,  que propõe, em sua descrição de evento no Facebook, ser um ambiente para “apegar e desapegar” de  roupas, livros, arte e objetos no geral.

O Nome do evento surgiu de uma brincadeira dos organizadores com a expressão “mercado de pulgas”, que identifica bazares comunitários ao ar livre. Este nome surgiu na França, nos suburbios de Paris porque era muito comum que os itens de vestuário vendidos estivessem infestados de pulgas.

O Bazar foi organizado por estudantes, em sua maioria, dos cursos de licenciatura e bacharelado em artes visuais que, além de reservar lugar e disponibilizar móveis para os vendedores que se inscreveram antecipadamente, ainda vão estar recolhendo doações para a AAPECAN, uma casa de apoio a pessoas com câncer em Pelotas.

Já estão confirmadas banquinhas de alimentação, roupas, artesanato e livros.  Terá um ponto de trocas, doações e recebimento de livros para a biblioteca itinerante da Feira do Livro Independente e Autônoma (FLIA), e uma banca onde serão trocados alimentos  por trabalhos  feitos pelos idosos do asilo de mendigos. As inscrições já estão encerradas, mas ainda é possível chegar no local e montar a própria banca.

“A Expectativa do dia é tentar fazer algo diferente, usando um espaço que é mais usado à noite. Além de, claro, dar um  retorno para a sociedade recolhendo doações”, afirmou o estudante de Artes Visuais, Gabriel Nogueira, um dos organizadores do evento.