Organização internacional inspira jovens líderes e desenvolvimento profissional

Por Raquel Thormann

A AIESEC, inicialmente abreviação de Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciale, é uma organização internacional de estudantes universitários e recém formados, de 18 a 30 anos, que tem por objetivo desenvolver o potencial de liderança dos jovens, e o desenvolvimento pessoal e profissional. Esse desenvolvimento é feito através de duas plataformas: o trabalho dentro da organização e o intercâmbio. É reconhecida pela UNESCO como a maior organização estudantil do mundo.

Atualmente a organização possui aproximadamente 65.000 membros, e está presente em mais de 110 países e 2.100 universidades. Realizando cerca de 20 mil intercâmbios por ano, a AIESEC tem como missão promover a paz mundial, a diversidade e a responsabilidade social.

Em entrevista para a revista Veja, Tetiana Mykhailiuk, presidente da AIESEC internacional, conta que a organização estimula o desenvolvimento da liderança entre os jovens através da criação de oportunidades para que os jovens assumam um papel ativo no mundo. “Procuramos lhe dar problemas reais para que possam resolver. Isto porque uma das premissas da AIESEC é que a liderança não vem com a teoria, mas sim com a prática. Cremos que qualquer um pode ser um líder se tiver uma chance”, afirma Tetiana.

Há duas modalidades de intercâmbio oferecidas pela organização: o social e o profissional. Através do intercâmbio social, o jovem irá passar de 6 a 12 semanas realizando um trabalho voluntário em um país estrangeiro, desenvolvendo competências, vivendo uma nova cultura e aprendendo um novo idioma.

No intercâmbio profissional, o jovem permanecerá no país de 3 meses a 1 ano trabalhando como trainee em uma empresa de sua área. Através dessa experiência, o jovem poderá colocar em prática o que aprendeu durante a faculdade, além de se imergir em uma cultura totalmente diferente do seu país de origem, possibilitando, assim, que ele saia com um currículo diferenciado e mais preparado para o mercado de trabalho.
Desde 1948, a AIESEC vem inspirando cada vez mais jovens no mundo, se tornando uma grande oportunidade profissional para jovens que querem se destacar no mercado cada vez mais competitivo.