Enquete mostra desaprovação ao exame de ingresso a universidades Federais

Por Juliana Santos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atual forma de ingresso nas universidades Federais do País, parece não agradar os estudantes. O sistema utilizado para o somatório da nota final do aluno é a maior reclamação, seguido da maior concorrência entre as vagas. Para a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Pelotas, a forma de seleção ainda é a mais adequada.

Somente no primeiro semestre de 2014, o SISU (Sistema de Seleção Unificada) ofereceu 171.756 vagas para universidades Federais e mais de 5 milhões de pessoas realizaram a prova do ENEM. Uma pesquisa realizada com 10 estudantes, entre universitários e pessoas que ainda estão tentando uma vaga pelo ENEM, indica que somente estudantes que ainda não realizaram a prova acham o exame a melhor forma de ingressar nas universidades Federais.

Na enquete os entrevistados escolheram a melhor forma para se ingressar em uma universidade Federal, tendo como opções: a) ENEM, b) Vestibular e c) Histórico Escolar. A maioria dos entrevistados respondeu que a atual forma do somatório de notas do ENEM não é justa, dividindo-se entre as duas opções restantes.

Foto: http://goo.gl/7v3NzE

O histórico escolar foi o mais votado, com 5 votos. O funcionário mais antigo da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, Luiz Dalla Rosa, avalia que a opção é a menos adequada. “Existem muitas disparidades no ensino escolar do País; certamente uma boa escola irá preparar melhor um aluno se comparada a uma com poucas qualificações”, diz Luiz.

O vestibular teve 4 votos e a opção foi unânime em justificativa: diminuiria a concorrência com pessoas que não são da mesma cidade que a universidade. O funcionário da Pró- Reitoria de Graduação usou a justificativa contrária, a favor do ENEM. “O ENEM possibilita um leque enorme de universidades Federais, o que é muito favorável para quem pensa em ter uma graduação, seja ela qual for”, argumenta.

Luiz ainda lembrou que ao realizar o exame do ENEM, além do candidato ter a opção de ingressar em uma universidade Federal, o governo viabiliza o Programa Universidade Para Todos. O PROUNI oferece bolsas integrais e gratuitas em universidades privadas do País e neste ano oferta 191.625, divididas nas duas categorias.