Comunidade da UFPel protesta contra a extinção do IBRAM

Estudantes em protesto contra a MPV nº 850. Foto: Marcela Lima de Moraes

Por Rafaela Martins

Quem passou pelo largo do Mercado Público de Pelotas no dia 18 de setembro, pode notar a movimentação feita pelos cursos de Museologia e Conservação e Restauro da UFPel. Através de cartazes e barulho, os alunos tinham como objetivo chamar a atenção de quem passasse para um problema pouco comentado no país: o descaso com os museus nacionais.

Após o recente incêndio no Museu Nacional do Brasil, a discussão sobre a precarização dos prédios históricos no país virou assunto na internet. Porém a polêmica esfriou, e enquanto as pessoas voltam a ignorar essa temática, decisões importantes sobre a situação dos museus estão sendo tomadas.

No dia 10 de setembro foi aprovada a Medida Provisória (MPV) nº 850, que autoriza o Poder Executivo a extinguir o Instituto Federal de Museus (IBRAM) e substituí-lo por uma Agência Brasileira de Museus (ABRAM). Em entrevista a professora Silvana Bojanoski, do curso de Conservação e Restauração na UFPel, disse que a medida preocupa pois, na nova política, os museus passam a ser administrados por iniciativas privadas sem fins lucrativos. “A partir disso todas as políticas de museus funcionam a mercê do interesse dos políticos”, lamenta Silvana.

As principais preocupações dos protestantes giram em torno da pouca valorização que é dada aos museus e instituições culturais no país, assim, com a nova regulamentação, esses espaços tendem a perder boa parte de sua autonomia. Além disso, existe o receio quanto ao futuro dessas ações, a estudante Aline Mota caracterizou a extinção do IBRAM como “a ponta do iceberg”.

“Estão jogando a culpa do sucateamento dos museus nos seus respectivos órgãos. E aqui nós temos vários museus ligados a UFPel, então, dentro desse programa de extinção, eles podem acabar tirando esses espaços da responsabilidade das universidades, por exemplo”, explica Aline. Ela, como estudante do curso de museologia, afirma que os museus que estão em posse da UFPel são um importante centro de pesquisa para os discentes do cursos.

A data escolhida para fazer a movimentação tem uma simbologia ainda maior, afinal, nela eram para ser realizadas as atividades da Primavera dos Museus, um evento cultural de integração dos museus em todo o país, promovido anualmente pela IBRAM. As atividades desse evento na UFPel já estavam previstas, mas foram canceladas para dar lugar ao protesto. A professora Silvana Bojanoski destacou que a decisão de cancelar o evento foi coletiva, e que a suspensão das atividades não foi imposta a ninguém.

A Rede de Museus UFPel, grupo de integração dos museus e estudantes da área na universidade, publicou uma nota de repúdio à medida do governo. Além deles, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) também emitiu uma nota expondo sua insatisfação e pedindo esclarecimento sobre a nova lei.