Resenha – Doze É Demais (2022)

A família Baker está de volta! O clássico filme “Doze É Demais” (2003), inspirado no livro autobiográfico dos irmãos Frank Bunker Gilbreth Jr. e Ernestine Gilbreth Carey, ganhou um reboot nas mãos de Gail Lerner pelo Disney Plus, que estreou no último dia 18 de Março.

Nesta nova versão, os olhos se voltam para a Paul e Zoey Baker que tentam tomar conta de seus filhos e de seu negócio conjunto – o “Baker ‘s Breakfast”, restaurante especializado em café da manhã. O mais chamativo deste novo capítulo é como esta nova família se juntou: Paul era casado com Kate e com ela teve duas filhas, Ella e Harley, e juntos adotaram o seu afilhado Haresh, após os seus amigos terem falecido em um grave acidente. Nesse meio tempo, Zoey se casou com o jogador de basquete Dominic e com ele teve sua filha Deja e seu filho DJ. Com o tempo, ambos os casamentos foram se deteriorando e os casais se divorciaram. O casal principal se conheceu quando Zoey e seus filhos foram ao restaurante de Paul e não demorou para que os dois se aproximassem, se tornassem sócios e em seguida se casassem, formando uma família com cinco filhos. Pouco tempo depois Zoey descobriu que estava grávida e veio o primeiro par de gêmeos, Luna e Luca, e após alguns anos, o segundo par de gêmeos chegou e Bronx e Bailey encerraram o total de nove filhos.

Assim, enquanto tentam criar as crianças com o suporte de seus antigos parceiros, o casal ainda toma conta de Seth, o sobrinho problemático que foi morar com os tios quando a sua mãe precisou ser internada em uma clínica de reabilitação.

O filme se estende com diversos pontos parecidos com a duologia original: o pai aceita uma proposta de emprego melhor, a família se muda para uma casa maior, as crianças vão para uma nova escola, apenas um dos pais fica em casa tomando conta de tudo e os filhos passam por momentos difíceis enquanto se adaptam à sua nova realidade. Porém, desta vez, os Bakers trazem mais um tema importante à trama: o racismo.

Por serem uma familia interracial nos Estados Unidos, a primeira vez que o longa aborda o tema é logo quando Zoey e Paul estão finalizando a mudança para um bairro luxuoso na cidade de Calabasas, conhecida por ser o lugar dos ricos e famosos da zona de Los Angeles, onde antes mesmo de dar as boas-vindas aos novos moradores, o segurança do condomínio – um homem branco – se aproxima de Zoey já a alertando sobre as regas da comunidade em tom de superioridade. Outros episódios também se passam com as crianças: Haresh encontra dificuldades de se enturmar na nova classe devido aos diversos ataques de seus colegas por ter ascendência indiana e Deja é desprezada no time de basquete pelo técnico para que a sua colega branca e rica se destaque, mesmo que ela não tenha habilidade nenhuma no esporte.

Enquanto todas essas coisas acontecem, Paul está imerso na expansão de seu negócio de molho picante e doce, juntamente com a ampliação do “Baker’s Breakfast” como franquia, deixando Zoey no comando com a ajuda de Kate e Dominic para lidar com os problemas e encrencas dos filhos.

Um dos momentos destaques da trama é um diálogo entre Paul e Dominic sobre como é criar filhos racializados em um país tão preconceituoso e de que maneira eles dois – como pais e responsáveis legais – podem se ajudar mutuamente a preparar os pequenos com os possíveis episódios de discriminação que eles possam vir a enfrentar ao longo da vida.

O longa também menciona outros temas como o capacitismo e dependência química de uma forma simples, mas sem tanto aprofundamento. Contudo, o papel principal é mostrar que a instituição e o laço familiar não é somente aquele único modelo tradicional de dinâmica entre pais e filhos de sangue, mas sim, aquela dinâmica entre todos aqueles que estão presente em sua vida e o ajudam a se sentir melhor a cada dia e a enfrentar as adversidades, não importa o que aconteça.

A nova produção original do Disney Plus, é um ótimo filme para ver com amigos e familiares de todas as idades a qualquer hora do dia. Apesar de parecer um filme completamente diferente dos antigos – como de fato é – Doze É Demais (2022) estrelado por Gabrielle Union e Zach Braff , é a atualização necessária de um filme icônico dos anos 2000 para os dias atuais com uma forma de problematização leve e de fácil compreensão misturada com as travessuras clássicas de uma grande família.

Comentários

comments

Você pode gostar...