Pelotas enfrenta problemas com a coleta de lixo

Por Marina Corrêa

Quem andou pelas ruas de Pelotas nos últimos dias percebeu o estado em que se encontram os contêineres de lixo. Desde o início da semana, a coleta orgânica está operando com a frota reduzida devido aos defeitos em dois caminhões. De acordo com o Serviço Autônomo de Saneamento de pelotas (Sanep), o excesso de resíduos depositado nas lixeiras foi o principal fator que ocasionou as falhas e a consequente paralisação. A Revita, empresa responsável por essa coleta, é encarregada pelo recolhimento de 30% do lixo produzido na cidade.

Lixo4

Foto: Marina Corrêa

Realizando um percurso de três quilômetros, conforme o trajeto indicado na foto ao lado, foram localizadas 18 coletoras completamente cheias e com lixo do lado de fora, por falta de espaço. Analisando as imagens dos contêineres, é possível perceber a grande quantidade de lixo reciclável, descartada no local destinado à coleta orgânica. Isso faz com que aumente o peso das coletoras, causando danificação nas máquinas que realizam as coletas. Enquanto persistirem os problemas, os caminhões convencionais auxiliarão no processo de limpeza da cidade. Além disso, descartes como cadeiras, equipamentos eletrônicos, resíduos de obras, entre outros artigos, descartados inadequadamente, favorecem o aumento de peso nesses locais.

Lixo1

Gráfico

O lixo em Pelotas

O Sanep é responsável pela coleta de resíduos domésticos e hospitalares em Pelotas. De acordo com a autarquia, cerca de 160 toneladas de lixo são coletados por dia e encaminhados para um aterro onde é realizado o seu tratamento.

Reciclagem

Lixo2

Gráfico

Pelotas conta, atualmente, com a coleta seletiva. Os materiais recolhidos são encaminhados para as cooperativas de coletores para a separação e a sua devida comercialização. Essa ação reduz o volume de lixo que é depositado nos aterros e também os danos causados nos equipamentos de coleta de contêineres devido ao excesso de peso. O caminhão da Coleta Seletiva circula nas ruas da cidade de segunda a sábado, basta o morador conferir os dias e turnos de coleta do seu bairro para a correta destinação, caso contrário, mesmo que o lixo limpo esteja separado, ele será encaminhado junto aos resíduos orgânicos.

Lixo3

Gráfico

Comentários

comments

Você pode gostar...