IV Jornada Acadêmica da Gastronomia terá a presença de Willian Peters, finalista do MasterChef Profissionais 3

Evento acontece no fim deste mês, no auditório da Faculdade de Direito. Ingressos já estão disponíveis.

Neste mês será realizada a IV Jornada Acadêmica do curso de Gastronomia. Imagem: Divulgação

Da Redação

Nos dias 24, 25 e 26 de junho, no auditório da Faculdade de Direito, o curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza sua IV Jornada Acadêmica. A programação contará com a presença de importantes nomes da gastronomia do estado e do país, que abordarão no evento temas relacionados às tendências e à inovação na área. Entre os palestrantes está o gaúcho Willian Peters, finalista da edição de 2018 do programa Masterchef Profissionais, da Band, confirmado para o primeiro dia da jornada. As inscrições no evento devem ser feitas pela internet, através do link https://bit.ly/2XYTqwI.

Peters vem a Pelotas para falar sobre “Inovação e Criatividade na Gastronomia”. O gaúcho é formado pela Unisinos e tem especialização em Alta Gastronomia e Cozinha Executiva e Criativa pelo Instituto CETT da Universidade de Barcelona. Foi cozinheiro sênior do restaurante paulistano Maní Manioca, comandado pela porto-alegrense Helena Rizzo. Além disso, Peters foi sub-chef em restaurantes internacionais como, por exemplo, do espanhol Bravo 24.

Segundo a presidente da comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Vanessa Monteiro, os três dias de evento contam um programação bem diversificada, agregando temas distintos e nomes de peso no mercado local e nacional. “Nossa intenção para o evento sempre foi atender o maior número de nichos possíveis da gastronomia, complementando a formação do que vimos em sala de aula, mas também estimulando a abertura de horizontes aos alunos do curso e de pessoas com interesse na área, a partir da exposição de temas como cozinha autoral, criatividade, empreendedorismo e outros assuntos muito presentes no dia a dia dos cozinheiros”, explica Vanessa.

As inscrições para o evento estão abertas para toda a comunidade. Além de palestras e debates, a programação conta com minicursos e uma competição entre os alunos do curso de Gastronomia da UFPel.  Os ingressos para participação nos três dias de jornada, incluindo 14 palestras e duas rodas de conversa, custam R$ 27,50 para alunos de Gastronomia da UFPel, R$ 33,00 para estudantes dos demais cursos da Universidade e R$ 44,00 para profissionais e público em geral. As inscrições nos minicursos são limitadas e custam R$ 44,00 cada. Das duas ofertas, restam vagas na programação sobre biscoitos decorados. Há ainda a possibilidade de acompanhar, por R$ 12,50, uma aula show com o estudante vencedor do concurso interno Fouet de Ouro.

Confirma a programação na íntegra:

• Dia 24/06, Segunda-feira

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura

10h – Empreendedorismo – Proprietários do Madre Mia (Pelotas)

11h15 – Inovação e Criatividade na Gastronomia – Chef Willian Peters (São Paulo)

14h – Amor Amora – Chef Jeferson Almeida (Pelotas)

15h30 – Valle Rústico – Chef Rodrigo Bellora (Garibaldi)

16h30 – Roda de conversa: Mercado de trabalho – Edu Fonseca, Julio Contreira e Thomas Badia (Pelotas)

18h30 – Minicurso Finger Foods e Welcome Drinks – Personal Chef Daniela Braz Costa (Pelotas) – Esgotado

• Dia 25/06, Terça-feira

9h – Frutas nativas regionais: sabores e odores para paladares diferenciados –  Ana Cristina Krolow (Embrapa)