Brilhante estreia na cidade de Pelotas nos Estaduais de categoria de base

Luís Artur Janes Silva

Meninos do Brilhante participam do Estadual de Futsal nas categorias de base. Imagem: Reprodução/Facebook Clube Brilhante

Neste sábado (15), o Brilhante, conhecido clube social e esportivo da cidade de Pelotas, iniciou sua participação como mandante, nos Estaduais das categorias de base organizados pela Liga Gaúcha de Futsal. Atuando no Sub-11, Sub-13 e Sub-15, o saldo final foi de uma vitória e duas derrotas, nos confrontos realizados contra o Grêmio Ball/ AABB, da vizinha cidade de Rio Grande. Os jogos aconteceram no Ginásio do Paulista.

A equipe Sub-11 do Brilhante iniciou a programação do sábado de futsal na Zona Norte de Pelotas. Após perder para o CEPE (Canoas) e o Guarany de Espumoso nas primeiras rodadas do Estadual, o verde e amarelo da Princesa do Sul necessitava vencer o compromisso diante do Grêmio Ball/ AABB, da Noiva do Mar. Tomando conta das ações ofensivas, o Brilhante dominou a primeira metade do tempo inicial, sendo premiado com a abertura de placar antes da troca de times, norma regulamentar, que é executada no meio da primeira etapa.

Após as trocas de quadros, a AABB ameaçou dominar a partida, mas acabou surpreendida pelo segundo gol pelotense, anotado quando faltavam dois minutos para o intervalo. Dona do placar parcial, a equipe do Brilhante foi dominada pela AABB no terço inicial da segunda etapa. Os riograndinos descontaram a desvantagem e continuaram na pressão até faltar nove minutos para acabar o jogo, quando João Pedro marcou o gol do desafogo para o time pelotense.

Tranquilizado pela nova abertura de vantagem, o Brilhante chegou com naturalidade ao quarto gol e passou a administrar o ritmo do jogo até o apito final. Assim, o placar de quatro a um marcou o primeiro triunfo da equipe de Pelotas na competição.

O Sub-11 verde e amarelo está no Grupo A da Liga Gaúcha e enfrentará a UJR (Novo Hamburgo) no dia 29 de junho, às 15 horas, na cidade de Pelotas. O líder da chave é o Guarany de Espumoso, mas que está atuando em Canoas, com seis pontos.

Se no Sub-11 a vitória sorriu para o Brilhante, na categoria seguinte (Sub-13), o resultado foi adverso. Sem intensidade, o time de Pelotas foi esmagado pela equipe de Rio Grande (1 a 6). Na primeira etapa, o Grêmio Ball/ AABB dominou as ações desde o início de jogo e, depois de muita insistência, praticamente liquidou com as pretensões do Brilhante, após marcar três gols entre os seis e sete minutos de disputa. O verde e amarelo tentou partir para cima no final do primeiro tempo, mas não conseguiu assustar a defensiva riograndina.

Na segunda etapa, o Brilhante voltou melhor e passou a frequentar a quadra de defesa do adversário, criando boas chances, que eram respondidas pela AABB na mesma intensidade. Com esta movimentação, o time pelotense conseguiu descontar no placar quando faltavam pouco mais de sete minutos para encerrar o jogo, mas preocupado com a diminuição da desvantagem, acabou dando espaços e o Grêmio Ball aproveitou-se, anotando dois gols quando faltavam aproximadamente três minutos para encerrar a partida. O placar de seis a um para o Grêmio Ball acabou sendo um retrato perfeito do andamento das ações durante o jogo.

Com uma vitória e duas derrotas, a equipe Sub-13 do Brilhante ocupa a terceira posição no Grupo A da Liga Gaúcha de Futsal, com três pontos. Guarany de Espumoso e Grêmio Ball lideram a chave com duas vitórias e cem por cento de aproveitamento. A equipe pelotense volta a atuar na Princesa do Sul no dia 29 de junho, quando enfrentará a UJR, a partir das 16 horas.

Enquanto os times Sub-11 e Sub-13 do Brilhante estreavam em Pelotas, depois de atuarem em Canoas, nas rodadas iniciais do certame, a equipe Sub-15 iniciava a sua caminhada no Estadual. Compondo o Grupo E, junto com Trianon (Canguçu), Grêmio Náutico Gaúcho (Porto Alegre) e Grêmio Ball/ AABB (Rio Grande), os pelotenses não começaram bem e foram derrotados pelos riograndinos por quatro a dois. Este foi o primeiro confronto desta chave e a tabela mostra que o Brilhante deve voltar a atuar no dia 21 de julho, quando enfrentará o Trianon, a partir das 18 horas, em Pelotas.

Comentários

comments

Você pode gostar...