Pelotas vence a Associação Brasil Futsal no segundo BraPel da Série Bronze do Estadual

Torcida da ABF empurrou o seu time, mas o clássico das quadras foi vencido pelo Pelotas. Imagem: Reprodução/Facebook da Associação Brasil Futsal

Luís Artur Janes Silva

No sábado (15), a Associação Brasil Futsal (ABF) e o Pelotas fizeram o segundo clássico BraPel das quadras na temporada 2019, válido pela sétima rodada da fase inicial do Campeonato Estadual de Futsal da Série Bronze, patrocinado pela Liga Gaúcha. O jogo aconteceu no ginásio do DC Esportes, com mando de quadra rubro-negro. Assim como no clássico do turno inicial da competição, o Pelotas foi superior e conquistou outro triunfo (5 a 2), que consolidou a classificação da equipe à fase seguinte do certame. Enquanto isso, após mais um revés, a ABF está na última posição do Grupo D, correndo sério risco de não passar da primeira etapa da competição.

 

O JOGO

A primeira etapa da partida pode ser dividida em dois momentos distintos. Na metade inicial, o Pelotas exerceu uma terrível pressão sobre a ABF, que não reverteu em vantagem para o Lobo, por causa da grande atuação do goleiro Alemão. Comandado por Daniel Carvalho e Rafael Almeida, o áureo-cerúleo foi soberano. Acuada, a ABF precisou de quase cinco minutos para chegar à meta do Pelotas, uma verdadeira eternidade no futsal.

Na segunda metade do primeiro tempo, a ABF aproveitou-se do arrefecimento físico do Pelotas e melhorou em quadra, puxada pela boa atuação de Gabriel. Com o baixo aproveitamento dos ataques, o empate sem gols foi o resultado final da etapa inicial de jogo.

Necessitando da vitória e sabendo de sua inferioridade técnica diante do Pelotas, a ABF veio disposta a atuar no limite, atacando o Lobo e defendendo-se com alma. A tática deu certo nos primeiros cinco minutos do segundo tempo. O auge do bom momento da ABF aconteceu quando faltavam pouco mais de 16 minutos para encerrar a partida, quando Charles passou para Gabriel Lima, que encostou para Marquinhos, que acertou um petardo de longe e abriu o placar. A ABF ainda teve a possibilidade de fazer o segundo gol, quando Marquinhos ajeitou a bola para Charles, que deslocado pela direita, chutou para excelente defesa de Júnior, goleiro do Pelotas.

Mas a ABF, que atuava no seu limite, teve dois instantes de desatenção que resultaram na virada do Pelotas. Inicialmente, numa cobrança de falta, o bom Maurício passou a bola para Rafael Almeida, que acertou belo chute e igualou o jogo. Em seguida, o mesmo Maurício fez jogada individual pela esquerda, a defesa da ABF  confundiu-se e, na sobra, Daniel Carvalho fez o segundo tento do Lobo.

Ainda tentando se recuperar dos gols que sofreu, a defesa da ABF cometeu outro erro ao deixar Gustavinho descer livre pela direita. O ala cruzou e Vini completou de carrinho para o gol vazio. Mesmo atordoada, a ABF teve forças para acertar o travessão de Júnior, após arremate de Betinho. Depois deste lance, o Pelotas teve tranquilidade para impor o seu jogo e marcou mais dois gols, capitaneado pelo talento de Daniel Carvalho. No mais belo gol da noite, Feijão (que fizera o quarto tento) rolou a bola para Bruno Grigoletti, que com extrema categoria, colocou por cima do goleiro Alemão.

Nos últimos três minutos da disputa, a desesperada ABF passou a utilizar o goleiro-linha, abrindo espaço para o Pelotas tentar marcar gols através dos chutes de longa distância. Mesmo com maior posse de bola, o rubro-negro não conseguiu furar o bloqueio do Lobo até o finalzinho da partida. Quando faltavam 3 segundos para encerrar o clássico, Gabriel Lima descontou para a ABF de pênalti, dando números definitivos ao jogo.

Com a vitória, o Pelotas garantiu vaga à fase seguinte da Liga Bronze, ou Liga Três de Futsal, somando 15 pontos e encabeçando a tabela de classificação do Grupo D do campeonato. O Lobo volta a atuar no dia 29 de junho, quando receberá o Real Alegrete, em jogo que iniciará às 20 horas.

Enquanto isso, a Associação Brasil Futsal está na última posição da chave e precisa vencer os seus compromissos restantes, para não correr o risco de ser a única desclassificada do grupo, que é composto por cinco equipes e eliminará apenas o pior time. O rubro-negro das quadras jogará no próximo sábado (22), na cidade de Canguçu, quando atuará contra o Cruzeiro. O jogo iniciará às 20 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...