Resenha – Contrapontos de um guitarrista silencioso

Por Douglas Dutra

Augusto Licks está entre os melhores guitarristas da música brasileira. Imagem: Antonio Pacheco/Agência RBS

Engenheiros do Hawaii nunca foi uma unanimidade entre o público, mas especialmente entre a crítica. Talvez desse um livro só de críticos esculachando a banda gaúcha. No entanto, é muito mais difícil encontrar alguém que, conhecendo o seu trabalho, discorde que Augusto Licks está entre os melhores guitarristas da música brasileira (alguns ousam colocá-lo como o primeiro).

Mas, por trás do talento notável de Augusto Licks, está um homem extremamente discreto e que nunca revelou detalhes além dos necessários sobre si mesmo, sua história e sua passagem pelos Engenheiros do Hawaii e, por mais de 20 anos, desde o final de 1993, guardou o mais absoluto silêncio sobre a sua ruidosa saída de uma das maiores bandas do rock brasileiro dos anos 80. Esse silêncio é quebrado em Contrapontos, sua biografia escrita pelos jornalistas Silvia Remaso e Fabricio Mazocco. Pela primeira vez, seu ponto de vista sobre os acontecimentos que cercaram sua saída da banda é tornado público.

O livro começou a nascer em 2012, quando Fabricio pediu a Augusto para escrever sua biografia. Licks aceitou a proposta e sugeriu que Fabricio procurasse Silvia, que desde 2009 escrevia um blog sobre sua carreira. O livro é resultado de conversas com mais de 50 entrevistados, além de horas de conversa com seu personagem principal

O livro é divido em duas partes. No lado A, Silvia Remaso entra em detalhes da vida de Augusto Licks anterior à sua entrada na banda, em 1987. Faz um relato emocionante da infância do guitarrista e passa por sua juventude, com o intercâmbio nos Estados Unidos e seus primeiros passos na música profissional em Porto Alegre.

A parte do livro que trata do final dos anos 70 e da primeira metade dos anos 80, na parceria de Licks com Nei Lisboa, oferece uma boa perspectiva da vida cultural de Porto Alegre daquela época.

O lado B, escrito por Fabricio Mazocco, começa com a entrada de Licks nos Engenheiros do Hawaii, de Humberto Gessinger e Carlos Maltz. Para os fãs mais ligados à história da banda, em alguns momentos o livro pode se tornar maçante, mas, mesmo falando de um momento fartamente documentado e conhecido pelos fãs, o jornalista consegue acrescentar detalhes que enriquecem histórias que já habitavam o imaginário de quem acompanha a banda.

O maior destaque do lado B é o rompimento de Augusto com a banda. Antes, a versão predominante disseminada pela imprensa e entre os fãs dava a entender que Licks foi o vilão da história. Em Contrapontos, pela primeira vez o fim da formação Gessinger, Licks e Maltz é contado a partir da sua perspectiva, e o guitarrista não é mais demonizado pelo fim da banda. A versão da biografia deixa mais claro que cada um dos envolvidos tem sua parcela de culpa.

A capa da biografia Contrapontos. Imagem: Divulgação/Belas Letras

No entanto, Contrapontos não serve apenas para Licks dar sua versão. É uma biografia cativante, como só as biografias escritas por quem ama seu biografado. Sílvia e Fabricio mostram um Augusto capaz de cativar mesmo aqueles que não conhecem sua carreira, traçando o perfil de um homem sensível, inteligente e amoroso.

Contrapontos: uma biografia de Augusto Licks está disponível nas principais livrarias físicas e virtuais. Na Amazon, a primeira parte do livro é gratuita. Você pode comprar no link: https://amzn.to/2WUWihm

Comentários

comments

Você pode gostar...