Menos burocrática, Seleção brasileira goleia o Peru, garante o primeiro lugar do seu grupo na Copa América e espera o jogo das quartas de final

Por Luís Artur Janes Silva

Everton vira titular da Seleção e convence. Imagem: Globo Esporte

No sábado, dia 22 de junho, a cidade de São Paulo recebeu o segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa América. Depois da estreia vitoriosa diante da Bolívia, em partida realizada no Morumbi, a Seleção enfrentou o Peru, mas agora na Arena Corinthians. Menos burocrático do que nas partidas anteriores, o Brasil foi soberano e não teve dificuldades para aplicar cinco a zero na seleção peruana, que chegou invicta a partida.

 

PRIMEIRA ETAPA – PERU TENTA DOMINAR, MAS O BRASIL É EFICIENTE E PRATICAMENTE DECIDE O JOGO

Nos primeiros dez minutos de jogo, o Peru fez marcação alta às linhas ofensivas do Brasil e teve o domínio das ações, mesmo sem levar perigo real à meta de Alisson. A Seleção Brasileira saiu do sufoco no décimo primeiro minuto da partida, após cobrança de escanteio feita por Philipe Coutinho, Thiago Silva desviou na primeira trave. O desvio confundiu a defesa peruana e fez a bola sobrar para Casemiro, que teve apenas o trabalho de encostar para o gol, praticamente em cima da linha. Estava aberto o marcador.

Sem ser ameaçado pelo ataque peruano, o Brasil marcou o segundo gol aos 18 minutos do primeiro tempo. O goleiro Gallese tentou chutar para frente, mas Roberto Firmino (na sua melhor atuação na Copa América) se esticou todo, a bola bateu nele e foi em direção à meta peruana, tocou na trave e voltou para o atacante brasileiro, que driblou o atrapalhado arqueiro, chutou e converteu o segundo tento da partida.

Quatro minutos depois, Everton recebeu a bola na esquerda, cortou para o meio, mas na hora de chutar, acabou travado pelo lateral Advíncula. Abatido, o Peru arrematou sem perigo aos 27 minutos, quando Guerrero cobrou falta da entrada da área pelo lado esquerdo e a bola encobriu o goleiro Alisson.

Aos 31 minutos, o Brasil praticamente liquidou a fatura com Everton, candidato a ídolo da Seleção. O arisco atacante puxou da esquerda para o meio, utilizando-se da sua principal característica, e chutou de perna direita, no canto de Gallese. Era o terceiro gol brasileiro. Dono das ações, a Seleção chegou à meta adversária aos 35 e 38 minutos da etapa inicial. No primeiro lance, Casemiro concluiu de cabeça e na jogada seguinte, Gabriel Jesus recebeu de Filipe Luís, tirou do zagueiro e chutou colocado, de pé direito, mas a bola passou por cima do gol.

O dominado Peru assustou aos 41 minutos, quando Trauco recebeu pela esquerda, avançou e chutou rasteiro, quase sem ângulo, mas Alisson mandou para escanteio com os pés. Resumo da ópera na etapa inicial acabou sendo positivo, pois o Brasil foi objetivo, teve movimentação e pressionou constantemente a seleção peruana.

SEGUNDA ETAPA – BRASIL MANTÉM A PRESSÃO E AMPLIA O PLACAR

No segundo tempo, o Brasil continuou a pressão sobre os peruanos, que até conseguiram um escanteio aos três minutos de jogo, mas que não levou perigo ao sistema defensivo verde e amarelo.

O quarto gol da Seleção saiu aos oito minutos, quando o volante Arthur passou para Daniel Alves, que tabelou com Roberto Firmino e entrou na área, chutando alto na saída do goleiro. Certamente, a jogada mais bonita da tarde.

Após este quarto gol, a Seleção diminuiu o seu ritmo, mas Gabriel Jesus, artilheiro da Era Tite (16 gols), que não marca desde 2017, em jogos oficiais pelo Brasil, iniciou sua luta particular para voltar a balançar as redes. O atacante, que teve boa atuação, concluiu à meta de Gallese em três oportunidades, mas não obteve sucesso. Aos 23 minutos, Jesus recebeu de Daniel Alves, cruzou da direita para Roberto Firmino, mas a defesa peruana cortou. Quinze minutos mais tarde, o Peru ameaçou com González, que substituiu Guerrero, que bateu no lado esquerdo da área e quase surpreendeu Alisson.

Quando a partida se encaminhava para o final, o Brasil aumentou o ritmo da partida e voltou a pressionar a defesa peruana. Primeiro atacou em massa pelo lado esquerdo e fez os zagueiros do Peru baterem cabeça. Finalmente, aos 44 minutos, Gallese mandou um arremate de Gabriel Jesus para escanteio. Na jogada de combinação originada deste escanteio, Everton encostou para Willian, que do bico esquerdo da grande área, chutou colocado de pé direito, a bola foi no ângulo oposto e estufou as redes de Gallese, dando números finais ao jogo, que poderia ter um escore maior, caso Gabriel Jesus não tivesse perdido um pênalti ao apagar das luzes, oriundo de jogada na qual o próprio Jesus foi derrubado pelo arqueiro peruano.

Com a vitória, a classificação e o primeiro lugar do grupo garantido, o técnico Tite e seus comandados comemoraram a boa atuação e esperam o melhor terceiro colocado entre as seleções do Grupo B e C, que pode ser o Paraguai, o Japão, o Equador, ou até mesmo o Uruguai (possibilidades ínfimas). A decisão do próximo adversário da Seleção acontecerá nesta segunda (24), a partir das 20 horas. O jogo das quartas de final, contra uma destas seleções, será realizado na quinta, dia 27 de junho, na Arena do Grêmio, na cidade de Porto Alegre, a partir das 21h30.

Comentários

comments

Você pode gostar...