Hockey conquista os jovens em Pelotas

Por Yuri Nobre e Maurício Mesquita

Oficina realizada em 2013 uniu atletas de Barra e Patos para apresentar o hóquei para a comunidade pelotense. (Foto: Elison Bitencout)

Oficina realizada em 2013 uniu atletas de Barra e Patos para apresentar o hóquei para a comunidade pelotense. (Foto: Elison Bitencout)

 

Um dos esportes mais comuns nos países mais frios do mundo, o hockey, conquista cada vez mais fãs na cidade de Pelotas. Como efeito surgiram três times na cidade, sendo eles: Pelotas Patos, fundado em 2012; Barra Hockey, fundado em 2013; e a mais antiga das equipes, fundada em 1997, Pelotas Apaches. Todos eles praticam o hockey inline, ou hockey indoor, praticado com patins comuns e em quadras de madeira ou cimento.

Patos e Barra surgiram a partir de ex-atletas do Apaches. Mais experiente, o Patos já conta com todos os equipamentos necessários para prática do esporte (stick, puck, proteções e patins). Por ser uma equipe novata, o Barra ainda compra seus equipamentos, tudo bancado pelos próprios atletas, já que nenhum dos times tem algum tipo de patrocínio. Também não há rivalidade entre as equipes. No começo, o Barra foi apoiado pelas duas equipes mais velhas, que ajudavam emprestando os equipamentos para realização dos treinos.

No Rio Grande do Sul, a modalidade é forte, vários campeonatos são disputados durante o ano. A Copa da Amizade (dividida em três etapas) e o Campeonato Gaúcho de Hockey. Experientes, o Patos já jogou duas vezes ambos os campeonatos. Por outro lado, o Barra ainda não entrou em quadra. O objetivo de ambos é a participação no Campeonato Gaúcho de 2014, e quem sabe, em longo prazo, do Campeonato Brasileiro. Ainda falando de competições, o Patos ficou com o vice-campeonato do Open Catarinense, torneio realizado em Santa Catarina.

Visando a preparação para as futuras disputas, os times treinam duas vezes por semana. Cerca de 20 atletas participam dos treinos, que são divididos em físicos, drills (treinos de habilidades, específicos para cada posição) e treinos de patinação. Eder Suria, presidente do Barra, afirma: “Estamos de braços abertos para todos que pensam em ir treinar ou conhecer o nosso esporte. Não precisa saber patinar e não precisa ter os equipamentos. Na família Barra, o que queremos é raça e espírito de amizade.”

Para quem se interessou pelo esporte, ou quer ajudar as equipes, pode entrar em contato pelas fan pages dos times, na rede social Facebook (Barra Hockey e Pelotas Patos).

Para conhecer um pouco mais sobre o esporte e suas regras, você pode acessar o site da Federação Brasileira de Hóquei sobre grama e indoor, clicando aqui. Um pouco mais sobre as regras você encontra aqui.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...