Relatório do Banco Mundial aponta o aumento da pobreza no Brasil

Aumenta o número de brasileiros que sobrevivem com até US$5,50 por dia. Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Por Roberta Muniz

Na última quinta-feira (4), foi divulgado o Relatório do Banco Mundial  que apontou o aumento da pobreza no Brasil. Com o título: “Efeitos dos ciclos econômicos nos indicadores sociais da América Latina: quando os sonhos encontram a realidade“, o documento afirma que entre os anos de 2014 e 2017, houve o aumento dos índices de pobreza no Brasil.

De acordo com o relatório 21% da população brasileira está em situação de pobreza, o que significa 43,5 milhões de pessoas, número que em 2014 era de 36,2 milhões. O aumento no período foi de 3%, aumentando em 7,3 milhões de brasileiros que sobrevivem com até 5,50 dólares ao dia. 

O Banco Mundial avaliou que os indicadores sociais do Brasil, foram afetados pelo fraco desenvolvimento da América Latina e do Caribe, que encaram muitos desafios internos e externos. O relatório afirma que programas sociais necessitam de maior eficácia para assim, enfraquecer os choques econômicos. 

“A região deve desenvolver, além dos programas estruturais existentes, ferramentas de rede de segurança social que possam apoiar os pobres e os mais vulneráveis durante o ciclo de baixa nos negócios”, declara o relatório. 

Os indicadores analisados por esse relatório foram: pobreza, taxa de desemprego e necessidades básicas insatisfeitas, como habitação, educação e saneamento. O Banco Mundial ainda afirma que as regiões mais volúveis em todo o mundo são a América Latina e o Caribe. Com maiores exposições por fatores externos e por instabilidades políticas e institucionais. 

Em períodos de maiores dificuldades, como o que vivemos nos dias atuais, o Banco Mundial ressalta a importância de políticas redistributivas, – instrumentos para potencializar o acesso do povo a serviços públicos – aumentando a qualidade de vida. 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...