Alunos da UFPel representaram o Brasil em competição internacional de aeronáutica

Os alunos participaram da Spaceport America Cup, a competição internacional de foguetes foi realizada no deserto do Novo México, Estados Unidos, do dia 19 à 23 de Junho. Foto: reprodução/UFPel Rocket Team

Por Jordy Vaniel

A Spaceport America Cup consiste em uma competição de nível universitário que promove o desenvolvimento aeroespacial, as equipes criam seus próprios modelos de foguetes que são desenvolvidos como veículos de transporte, que devem carregar um peso específico e voar à uma certa distância. O local da prova é ao lado do primeiro aeroporto espacial do mundo, local inspirador aos estudantes.

Na competição existem duas modalidades, uma onde os foguetes devem atingir 10 mil pés (3.048 metros) e outra devem atingir 30 mil pés (9.146 metros), valem pontos fatores como altitude, fabricação e tipo de motor (artesanal ou industrial). O foguete da UFPel Rocket Team foi feito inteiramente pelos alunos de diversos cursos, além da ogiva projetada “em casa” conta em sua construção materiais de alta qualidade como aço inox 304C no nozzle e na câmara de combustão, alumínio 6101 no corpo da câmara e fibra de carbono no exterior.

A UFPel Rocket Team tem 20 membros alunos de diversos cursos, como Engenharia de Materiais, de Controle e Automação, de Computação, Direito, Design e até Letras. “A experiência foi maravilhosa, a gente teve contato com equipes do mundo inteiro” conta a Diretora de Marketing Catharina Lauterbach, “O desenvolvimento de foguetes por amadores aqui no Brasil é muito restrito, enquanto lá é toda uma área de pesquisa; essa uma semana lá serviu para a gente conseguir se preparar muito mais para o próximo ano e conseguir trazer uma nova logística para dentro da equipe”.