Copa do Brasil entra na reta final

Grêmio tenta conquistar a sexta taça da Copa do Brasil para repetir a festa de 2016. Foto: globoesporte.com

Por Luís Artur Janes Silva

Na próxima quarta-feira, dia 01 de agosto, teremos o início da sexta fase da Copa do Brasil de 2018. Oito times iniciarão a disputa das quartas de finais da competição mais abrangente do futebol nacional e o segundo certame mais importante do calendário administrado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A Copa do Brasil de 2018 começou no dia 30 de janeiro com duas partidas. No Rio Grande do Sul, o Caxias enfrentou o Atlético Paranaense, enquanto isso, o baiano Vitória da Conquista jogou contra o mineiro Boa Esporte. Os dois jogos terminaram com empates sem gols, algo raro na competição que se notabilizou pelas grandes goleadas.

A primeira fase da Copa do Brasil reuniu 80 equipes de todos os Estados da Federação. Estes times foram divididos em 40 chaves, compostas por duas agremiações, que se enfrentaram em jogo único, na casa do clube pior colocado no ranking da CBF. Caso a partida terminasse empatada, o visitante passaria à fase seguinte. Na segunda etapa do campeonato foi repetida a forma de disputa (jogo único), necessária para permitir a realização dos jogos no inchado calendário do futebol brasileiro, mas se uma partida terminasse empatada, o regulamento previa a decisão nas penalidades máximas.

A partir da terceira fase, os vinte times restantes foram divididos em dez grupos, formados por duas equipes. Agora os confrontos previam a realização de dois jogos, no famoso sistema de mata-mata e sem o saldo de gol qualificado, quando o tento marcado na casa do adversário poderia ter valor dobrado, caso as agremiações terminassem com o mesmo número de gols. Assim, quando acontecia a igualdade de resultados, teríamos cobrança de pênaltis para decidir o classificado do embate. Este sistema repetiu-se na quarta fase da Copa do Brasil, que promoveu cinco clubes, os sobreviventes da maratona inicial, que envolveu 80 times.

Nesta primeira parte da Copa do Brasil, quatro gigantes do futebol brasileiro decepcionaram. O Inter e o São Paulo foram eliminados na quarta fase do campeonato, derrotados pelo Vitória e Atlético Paranaense respectivamente. O Fluminense saiu ainda mais cedo da competição, mais exatamente na terceira etapa do torneio, após ser batido pelo Avaí de Santa Catarina nos dois confrontos realizados. Mas o maior vexame entre os grandes clubes brasileiros foi protagonizado pelo Botafogo, que parou na primeira fase da Copa do Brasil, batido e humilhado pelo modesto Aparecidense, equipe do interior do estado de Goiás.

Por outro lado, a tradição de zebras da Copa do Brasil foi honrada pelo Ferroviário do Ceará, recentemente promovido à Série C do Brasileirão e que sobreviveu até a quarta fase do certame, quando parou diante do Atlético-MG, mas antes disso, eliminou o Vila Nova goiano e o Sport Recife, em partida que perdia por 3×0, buscou o resultado e derrotou os pernambucanos nos pênaltis.

Assim, os cinco clubes que passaram da quarta fase da Copa do Brasil, receberam a companhia de mais onze equipes. Estes 16 times participaram das oitavas de finais da Copa. Nesta fase tivemos a participação de Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, Vitória, Goiás e Ponte Preta, clubes que vieram das etapas anteriores do campeonato. Além deles, Bahia (campeão da Copa do Nordeste de 2017), América-MG (campeão brasileiro da Série B de 2017) e Luverdense (campeão da Copa Verde do ano passado) faziam sua estreia nesta Copa do Brasil.

Mas outras oito equipes também começaram a disputar a Copa do Brasil a partir das oitavas de finais. Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Corinthians, Flamengo, Vasco e Chapecoense, representantes brasileiros na Libertadores de 2018, foram poupados da maratona inicial da Copa nacional.

Depois desta apresentação, analisaremos os quatro confrontos das quartas de finais da Copa do Brasil de 2018.

GRÊMIO X FLAMENGO (01 e 15 de agosto)

Boa parte da história da Copa do Brasil está neste embate. De um lado, o Grêmio, dono de cinco títulos da competição, enquanto isso, no canto oposto, teremos o Flamengo, três vezes vencedor da Copa. Aliás, tricolores e rubro-negros já se enfrentaram em seis edições do campeonato, decidindo o torneio em 1997, quando o Grêmio derrotou o Flamengo, em pleno Maracanã. Nos quatro primeiros duelos, o Grêmio superou os cariocas (1989, 1993, 1995 e 1997), mas nas duas últimas vezes em que se encontraram, o Flamengo eliminou os gaúchos.

O principal trunfo do time treinado por Renato Portaluppi será o atacante Éverton, que está em grande forma, decidindo vários jogos importantes para o Tricolor do Sul. Já o Flamengo aposta no trio formado por Diego, Éverton Ribeiro e o recém-chegado Vitinho para conseguir superar o Grêmio. Além disso, o time carioca decide a classificação no Maracanã, local mítico para os flamenguistas.

SANTOS X CRUZEIRO (01 e 15 de agosto)

O atual campeão da Copa do Brasil pretende repetir a conquista do ano passado e para isso poupou alguns titulares no jogo contra o São Paulo, válido pelo Brasileirão. A derrota (0x2), não incomoda o técnico Mano Menezes, que mira o alvinegro de Santos.

Reforçado pelo artilheiro Barcos, o Cruzeiro também possui o meia Thiago Neves, que não vive um bom momento com o torcedor da Raposa, mas a tradição de um clube que tem cinco troféus da Copa do Brasil na estante e que gosta de jogar confrontos eliminatórios pode pesar positivamente para os mineiros.

Já o Santos vive um momento conturbado, embora esteja classificado às oitavas de final da Libertadores, no Brasileirão a equipe do litoral paulista está muito mal, brigando contra o rebaixamento. A contratação do técnico Cuca, campeão brasileiro pelo Palmeiras, pode fazer com que o clima melhore na Baixada Santista, mas o favoritismo pende para o lado da Raposa.

PALMEIRAS X BAHIA (02 e 16 de agosto)

O Palmeiras é outro grande do futebol paulista que não está no seu momento mais positivo. Embora tenha sido o melhor time da primeira fase da Libertadores, a irregularidade do futebol apresentado no Brasileirão acabou derrubando o técnico Roger Machado. Para o lugar do ex-lateral de Grêmio e Fluminense, chegou o consagrado Luiz Felipe Scolari, comandante do Verdão em duas conquistas de Copa do Brasil (1998 e 2012) e, que de lambuja, tem outros dois canecos da competição, vencidos com o Criciúma (1991) e Grêmio (1994). Ou seja, o treinador gaúcho, comandante do penta da seleção brasileira é especialista no torneio e pode ser um importante trunfo do Verdão.

Além do pé-quente Felipão, o Palmeiras é favorito na disputa contra o Bahia porque tem um dos melhores elencos do futebol brasileiro e que se jogar o que sabe é praticamente invencível. Enquanto isso, o Bahia, que eliminou o Vasco com algum sofrimento na fase anterior, não está entre os melhores clubes do Brasileirão e será o franco-atirador no duelo contra o Verdão paulista.

CORINTHIANS X CHAPECOENSE (01 e 15 de agosto)

 Depois dos últimos resultados no Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a ter um favoritismo destacado na disputa contra a Chapecoense. O torcedor corintiano estava preocupado ao perceber que o seu time perdia jogadores e que o técnico Osmar Loss não conseguia ajeitar a equipe, mas as duas últimas vitórias, obtidas contra Cruzeiro e Vasco da Gama, permitiram que o otimismo voltasse ao grupo de jogadores do Timão.

Mas, apesar deste otimismo, o Corinthians sabe que deve respeitar a Chape, que depois da tragédia de 2016, adquiriu status e experiência internacional, pois disputou oito competições no ano passado. Embora o momento atual da equipe catarinense não seja dos melhores, principalmente por causa da eliminação prematura na Pré-Libertadores e do mau desempenho no Brasileirão, a equipe de Osmar Loss terá que mostrar um futebol ascendente se quiser passar pela briosa agremiação da região sul do Brasil.

Comentários

comments

Você pode gostar...