Cine UFPel cria campanha para doação de produtos de higiene para mulheres

Doações podem ser feitas até sexta-feira.

Por Claudine Zingler

Vai até o dia 3 de agosto a campanha de doação de materiais de higiene para mulheres em situação de risco. A proposta é do Cine UFPel e tem pontos de coleta distribuídos pela cidade de Pelotas.

O Cine UFPel é a Sala de Cinema Digital da Universidade Federal de Pelotas e existe desde 2015, oferecendo sessões gratuitas de cinema para toda a comunidade. Além disso, a sala está disponível para a organização de eventos como cineclubes. O Cine prioriza a exibição de filmes brasileiros que possuem pouco ou nenhum espaço em salas comerciais. “O projeto visa desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, centradas no aumento do acesso à produção cinematográfica brasileira e latino-americana através do trabalho voltado à divulgação, socialização e difusão das obras cinematográficas disponibilizadas gratuitamente pelo projeto”, diz a apresentação do site do projeto.

Desde a metade do julho está acontecendo uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal criada pelo pessoal do Cine. As doações serão destinadas para mulheres e mães em situação de risco. Analu Favretto, estudante do curso de Cinema e Audiovisual e bolsista do Cine UFPel conta que a ideia surgiu porque o cinema iria exibir o documentário brasileiro Chega de Fiu Fiu, da ONG Think Olga: “quem teve a ideia foi a Eloisa [Soares, também aluna do curso] porque a gente teria a sessão do documentário com um debate, então por que não usar o Cine para além do espaço projeção-exibição?”. Ea também diz que “Como projeto de extensão, o Cine tem esse caráter de ser para a comunidade”, portanto foi pensando nas mulheres que vivem em situação de risco, como prisões e albergues, “que já dispõe de um lugar precário, além de não ter produtos básicos de higiene, como absorvente” que a campanha foi criada.

Analu diz que entende que iniciativas como essa não resolvem o problema, pois quem deve amparar essas pessoas é o Estado, que acaba falhando em sua missão, “mas talvez começar campanhas mais regularmente, disseminar a informação” já possa começar a mudar um pouco o cenário.

A estudante pontua que as doações também podem ser direcionadas às crianças, como fraldas e lenços umedecidos. A pesquisa Infopen divulgada em 2017 aponta que a população carcerária feminina é a que mais aumenta no país, cerca de 10,7% ao mês. Além disso, o sistema carcerário é pensado para os homens, tendo como consequência o maior desamparo de mulheres, principalmente no caso de gestantes e lactantes.

Analu finaliza: “Espero que [essa campanha] ao menos abra os olhos, no sentido de que essas mulheres existem e que precisam de auxílio”. As doações podem ser feitas no próprio Cine UFPel, durante o horário das sessões (de quarta à sexta-feira das 19h às 22h e aos sábados das 13h30 às 18h), também no Mira Cafeteria, bancas 10 e 11 do Mercado Central (terça e quarta-feira das 16h às 20h, quinta e sexta das 16h às 23h, e sábado das 16h às 23h), também no Centro de Artes da UFPel (de segunda à sexta-feira das 08h às 22h).