Jornalismo da UFPel realiza segunda Semana Acadêmica

Por Juliana Santos

De 06 a 10 de outubro, o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas recebe diversos profissionais da área para complementar a II Semana Acadêmica do curso. O evento, que leva o nome de As Veias Abertas do Jornalismo, vai acontecer no auditório do Campus Porto e na Faculdade de Direito da UFPel.

O curso de Jornalismo, que começou a funcionar no ano de 2010, só realizou sua primeira Semana Acadêmica em 2011, onde levou ao Auditório do Colégio Gonzaga alguns nomes do cenário jornalístico, como Paulo Rossi – do Diário Popular, o fotógrafo Nauro Júnior e Tanira Lebedeff – na época correspondente internacional da Rede Globo.

Para sua segunda edição, agora em 2014, o Diretório Acadêmico Euclides da Cunha, do Jornalismo da UFPel, divulgou uma programação que se estende de segunda a sexta, em dois turnos – tarde e noite. A edição do evento, que leva o nome em alusão ao livro de Eduardo Galeano As veias Abertas da América Latina, pretende transmitir a mesma ideia do livro: existem muitas coisas no Brasil, em seus  vizinhos Latinos, do que é possível observar.

A Semana Acadêmica de 2014 tem como tema "As veias abertas do Jornalismo". Foto: Reprodução: (http://goo.gl/ETiine)

A Semana Acadêmica de 2014 tem como tema “As veias abertas do Jornalismo”. Foto: Reprodução: (http://goo.gl/ETiine)

A representante do D.A. do curso, Maiara Marinho, diz que na Semana existe uma confraternização e troca diálogos com os colegas, que nem sempre é possível encontrar pelos corredores da Universidade. “A Semana Acadêmica é um evento de inúmeros pontos positivos e, apesar de demandar bastante tempo e tarefas para organizar, é fundamental que seja feita todos os anos”, acredita.

A professora Michele Negrini, que assumiu a coordenação do curso este ano, garante a importância do evento para a vida acadêmica e profissional dos estudantes. Ela salienta a significância de ouvir a outros profissionais da área para ter uma noção ampla de todos os segmentos que a profissão oferece. “A semana acadêmica é um momento importante aos estudantes, pois oferece oportunidades de reflexões sobre as práticas do jornalismo”, diz a professora.

 

Confira a programação do evento que começa dia 06 de outubro:

TURNO DA TARDE, início às 15h

Segunda-feira: Abertura da II Semana Acadêmica do Jornalismo UFPel

Terça-feira: Oficina de Diagramação, com Jairo Sanguiné (UCPel)

Quarta-feira: Produção Televisiva, com Alice Urbim (RBS)

Quinta-feira: Vídeo Jornalismo – como criar narrativas audiovisuais jornalísticas para web, com Felipe Martini (Zero Hora)

Sexta-feira: O papel do jornalista em séries e documentários para web e TV a cabo, com Matheus Mombelli (History Channel e Zeppelin Filmes)

TURNO DA NOITE, início às 19h

Segunda-feira: Jornalismo político, com “Socialista Morena” (Carta Capital)

Terça-feira: Jornalismo esportivo no rádio, com Régis Oliveira (RádioCom)

Quarta-feira: Jornalismo digital, com Bibiano Girard e Felipe Severo (Revista o Viés)

Quinta-feira: Literatura e Jornalismo, com Nauro Júnior

Sexta-feira: Painel sobre a democratização da mídia, com Eduardo Menezes (UFPel), Ediane Oliveira (FNDC e sócia fundadora da Maria Bonita Comunicação) e Marcelo Granada (FNDC e RádioCom)

Comentários

comments

Você pode gostar...