Pré-vestibular popular realiza aulão sobre impactos socioambientais no Brasil

Abertos ao público, os aulões acontecem ao longo de todo o ano e são parte de um projeto de extensão da UFPel

Por Ana Beatriz Garrafiel

A tarde de sábado (31) foi de conhecimento e informação para muitos vestibulandos. Os mesmos se reuniram no prédio Salis Goulart, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para prestigiar mais um aulão do Desafio, pré-vestibular público voltado à comunidade. A pauta da aula do dia foi “Os Impactos Socioambientais no Brasil”, ministrada por quatro professores de geografia.

Criado em 1994, o Desafio Pré-Vestibular é um projeto de extensão da UFPel com enfoque no preparo de alunos de baixa renda para vestibulares e ENEM. O custo é zero e os professores são voluntários. Com aulas de segunda a sexta, o curso conta com duas modalidades: extensivo e intensivo. O primeiro ocorre durante o ano inteiro, já o segundo tem início em julho e dura somente um semestre. Ambos possuem aulas nos períodos vespertinos e noturnos. Aos sábados acontecem os aulões, totalmente gratuitos e abertos ao público.

A aluna Roberta da Rosa, participante do projeto desde abril, já frequentou um pré-vestibular particular e diz que, atualmente, prefere o Desafio a um curso pago. “A maioria dos professores são estudantes universitários, poucos são formados. Eles nos entendem, nos ajudam. Temos monitoria a hora que precisamos’’.

Alex explica a crise hídrica no Brasil. Imagem: Ana Garrafiel

O professor voluntário de geografia Alex Cavalheiro Moreira, de 19 anos, comenta que o objetivo dos aulões é abordar temáticas que muitas vezes não é possível trabalhar dentro da sala de aula. No sábado, os tópicos foram: os impactos climáticos de grandes centros industriais, o processo de industrialização após a Guerra Fria, a crise hídrica e o recurso da água e as mudanças ambientais e a sociedade brasileira. Alex explica também a importância de trabalhar tais temas: “Acho que a gente precisa falar sobre tudo o que aconteceu e está acontecendo, para sabermos qual realmente é a importância de todo o meio ambiente e tudo o que ele representa em nossa vida. […] A principal necessidade de desenvolver esse aulão é conscientizar as pessoas sobre nossas atitudes e sobre o que acontece numa escala macro. Precisamos começar a pensar a partir de nós, e aí vamos atingir uma escala maior”.

Os editais para ingresso de novos alunos são divulgados no Facebook do projeto. Aos interessados, basta acessar o site https://www.facebook.com/DesafioPreUniversitario/ e ficar atento às publicações.