Universidade Federal de Pelotas realiza a II Semana Integrada de Ensino e Pesquisa

Por: Juliana Ramires

Nesta semana, entre os dias 26 e 30 de setembro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediará a 2° Integrada de Ensino e Pesquisa (SIEPE), no Campus Porto. No período, serão realizados quatro eventos destinados a modalidades distintas, que são o 25° Congresso de Iniciação Cientifica (CIC), 18° Encontro da Pós-Graduação (ENPOS), 3° Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 2° Congresso de Ensino de Graduação (CEG).

Os eventos do CIC, CEC e CEG são destinados aos alunos de graduação de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais e do exterior. Já no ENPOS somente alunos e ex-alunos de pós-graduação de instituições nacionais e do exterior podem submeter trabalhos. A participação na modalidade ouvinte também está permitida.

Durante o período da SIEPE, os trabalhos deverão ser apresentados em um tempo máximo de 10 minutos. As áreas de conhecimento que abrangem os eventos do CIC, ENPOS e CEG são: ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias, linguística, letras e artes e multidisciplinar. Já o CEC contará com apresentações de trabalhos nas seguintes áreas: comunicação, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Além das apresentações, o evento contará com uma programação de palestras relacionadas com a vivência acadêmica e produção de artigos científicos. Para conferir a programação acesse o site.

Premiação

No CEG, CIC e ENPOS serão premiados os três primeiros lugares de cada área de pesquisa, em uma cerimônia destinada a esse fim. Já o CEC oferecerá o prêmio “Aldyr Garcia Schlee” ao trabalho que receber o primeiro lugar nos eixos temáticos. Os alunos que conseguirem o primeiro lugar nos eventos serão convidados a elaborar uma versão estendida dos seus trabalhos para publicação de um livro que será lançado pelo PRPPG. Mais informações sobre o SIEPE podem ser obtidos no edital do evento.