“Dança dos Orixás” vai para a sua décima edição em setembro

Espetáculo de dança de matriz africana ocorre desde 2017

  Por Mariah Coelho Coi

Bailarinos do espetáculo em performance. Foto: Divulgação/Facebook 

Pelotas é uma cidade que teve por muito tempo o seu crescimento cultural e econômico proveniente das Charqueadas, conhecida como o “Purgatório dos Negros”. Durante anos, as Charqueadas foram ambientes em que negros e negras sofriam severos castigos. Atualmente, mais de cem anos depois, negros voltam para este local, não mais para produzir charque, mas para dançar e perpetuar a sua cultura como protagonista desta história.

Desde 2017, a Charqueada São João virou espaço para a ressignificação nas mãos do artista Daniel Amaro e sua companhia de dança, com o espetáculo Dança dos Orixás. Caminhando para a sua décima edição, o espetáculo conta a história dos sete orixás que protegem o local (Oxalá, Exu, Iansã, Ogum, Iemanjá, Xangô e Bará). Para Daniel, é um resgate da cultura negra. “O espetáculo caiu no gosto do povo, o interessante é que no início o público era composto por muitos brancos e, aos poucos os negros foram indo também, fortalecendo e unindo a comunidade negra”, relata.

Para Juliana Coelho, professora e bailarina do espetáculo, dançar lá é muito representativo. “Eu como mulher negra vejo que, dentro de um grupo de dança afro e com outros integrantes negros, dançar na Charqueada é ressignificar aquele lugar, como um local também do negro o negro trabalhou, ajudou a construir e enriquecer a cidade, sofreu muito naquele local, mas eu entendo o meu papel como bailarina e mulher negra é de representar, levar o conhecimento, informação, e a reflexão as pessoas através da dança”, disse.

Daniel trabalha com dança Africana há quase 30 anos e admite que a mesma nunca foi vista de maneira positiva e, por isso, ela assume dois papéis. “Um é a resistência e o outro é o papel político, você lida com uma dança que não é bem vista, com uma dança que tu precisas sempre lutar pela visibilidade na sociedade”, fala. Ele complementa que hoje, embora as coisas estejam melhores, ainda existe uma resistência a esse tipo de dança. “Dançar a dança africana é você dançar em primeiro lugar a sua origem e dançar por uma luta de espaços”, finaliza.

 

10º edição do espetáculo Dança dos Orixás 

Acontece no 21 de setembro, às 18h, na Charqueada São João (Estrada da Costa 750 – Pelotas RS).                                                                                                                                         

Valores de ingresso: R$60,00 inteira e R$30,00 meia-entrada     

Para mais informações: 9 8428-7126

Comentários

comments

Você pode gostar...