Espaço de cultura: Casa Fora do Eixo Pelotas

Por Fernanda Flores

A Casa Fora do Eixo Pelotas, assim como outras Casas Fora do Eixo do Brasil, “atua como espaço de intercâmbio de informações, metodologias, práticas colaborativas e construção coletiva, o que transforma em mais um Campi da Universidade Livre Fora do Eixo.” Além disso, “a Casa Fora do Eixo Pelotas compreende em um só lugar moradia, escritório, espaço de vivências, casa de show, estúdio e agencia de mídia livre, além de ser ambiente de trabalho para todas as frentes do circuito Fora do Eixo”, como explica a descrição da página do Facebook do projeto.

O Sofá na Rua é um dos eventos organizados pelo movimento Fora do Eixo. Foto: Divulgação/Facebook

Basicamente, o Projeto Fora do Eixo engloba música, arte, dança e tudo que envolva a cultura local de vários estados do país (e de alguns países da América Latina), com o conceito de “universidade livre”. Foi fundada em Cuiabá, no Mato Grosso, no ano de 2005 por jovens sedentos de cultura e buscando fomentação dos artistas, atores e músicos locais. No início o projeto “focava no intercâmbio solidário de atrações musicais e conhecimento sobre produção de eventos, mas cresceu para abranger outras formas de expressão como o audiovisual, o teatro e as artes visuais, ainda que a música ainda tenha uma maior participação na rede.”

A Casa Fora do Eixo trabalha com um público, em sua maioria, jovem, mas abre espaço para quem quiser entrar. Normalmente, os grupos de moradores das casas são compostos por jovens estudantes, mas os festivais sempre abrem espaço para artistas de quaisquer idades e talentos. Além disso, utilizam de diversos tipos de mídias para alavancar o projeto e seus participantes, como festivais, tardes de música, banquinhas alternativas, brechós, varais culturais de poesias, performances teatrais, noites de cinema underground, pinturas nas paredes da Casa Fora do Eixo, entre vários outros eventos do projeto. E a comunidade participa diretamente nas ações do Projeto Fora do Eixo, já que ele é feito para o entretenimento, cultura e lazer da própria comunidade, em prol do cidadão, englobando os conceitos de cidadania (e sendo um perfeito exemplo dela), onde cada um conhece seus direitos e deveres e os recebe e pratica.