Brasil perde para o Guarani e termina mais uma rodada na Zona de Rebaixamento no Brasileirão da Série B

Brasil de Leandro Leite perde mais uma. Foto: Letícia Martins/Guarani FC

Por Luís Artur Janes Silva

Sábado, dia 28 de julho, o Brasil voltou a campo para mais um compromisso pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O adversário desta partida, válida pela 18ª rodada do turno inicial da Segundona, foi o Guarani de Campinas, em jogo que realizou-se no estádio Brinco de Ouro da Princesa, reduto do clube campineiro. Mesmo embalado pela vitória diante do Boa Esporte, conquistada no dia 24 de julho, o rubro-negro não conseguiu segurar o time do interior de São Paulo e foi derrotado pelo placar de 2×1.

PRIMEIRA ETAPA

Nos primeiros quinze minutos de jogo, o Brasil teve o domínio territorial das ações. Comandado pelo meia-articulador Pereira, recém-contratado, o Xavante ameaçou a defensiva do Bugre campineiro nas bolas paradas, que fizeram com que os jogadores paulistas se atrapalhassem, e deram esperanças ao torcedor do Brasil de que o seu time poderia repetir as duas últimas atuações.

Mas o bom momento do início de jogo não perdurou e depois dos quinze minutos de partida o Guarani passou a encurralar a equipe do Brasil. Bem postado na defesa, o Xavante deu poucas chances ao time verde de Campinas de entrar na sua área. Assim, os paulistas passaram a arriscar chutes de média e longa distância, aproveitando-se dos espaços deixados pelo sistema de contenção do meio-campo do Brasil.

Em três momentos os chutes desferidos pelos atacantes do Guarani levaram perigo à meta Xavante. Aos 18 minutos, o meia Ricardinho (o motorzinho do Bugre), e logo depois Rafael Longuine (o homem-gol da tarde), arriscaram e assustaram o goleiro Marcelo Pitol. Mais adiante, aos 31 minutos, Rondinelly chuta, Pitol espalma para o lado, a bola volta cruzada na cabeça de Ricardinho, que mesmo impedido, acerta o poste.

O Brasil voltou ao ataque aos 33 minutos desta etapa inicial, quando Pereira arriscou de longe e a bola passou por cima do gol. Aos 40 minutos, a insistência do Guarani foi premiada com o gol. Rafael Longuine pegou a bola na entrada da grande área e chutou rasteiro, no canto direito de Pitol, que nada conseguiu fazer.

SEGUNDA ETAPA

No segundo tempo, o técnico do Brasil, Gilmar Dal Pozzo, retirou o meia-atacante Kaio, que dispersivo, pouco contribuiu nas investidas ofensivas do Xavante. A entrada do voluntarioso Lourency fez com que o Brasil tivesse mais presença no ataque e diminuísse o isolamento do centroavante Luiz Eduardo. Assim, aos 11 minutos, Éder Sciola recebeu de Valdemir, cruzou para Lourency, que posicionado como um verdadeiro centroavante, empatou o jogo.

Atordoado pela igualdade no marcador, o Guarani se instabilizou e viu o bom Rondinelly ser expulso. Parecia que o Xavante, com um jogador a mais, poderia finalmente vencer uma partida fora de seus domínios neste Brasileirão. Mas o que se viu foi a repetição de um velho problema do rubro-negro, que criou apenas uma chance de gol no restante da partida, consequência direta da falta de criatividade e objetividade dos meio-campistas ofensivos xavantes.

Além da escassez de chances de gol, o Brasil passou a dar campo para o Guarani, principalmente depois dos 25 minutos da etapa final. O Bugre, puxado pelo veloz Érick e pelo clássico Rafael Longuine, levou perigo em dois chutes desferidos por este último. Primeiro, Longuine cobrou uma falta com maestria e a bola bateu no travessão do gol defendido por Pitol. Finalmente, aos 40 minutos, o meia campineiro acertou um chute do lado direito da intermediária de defesa do Brasil, a bola foi no ângulo da meta rubro-negra. Estava anotado o gol que definiu o placar da partida.

O Xavante ainda tentou partir para a pressão sobre o Guarani, mas a única coisa que conseguiu foi um pênalti não marcado pela arbitragem, que aconteceu quando Érick dominou a bola com o braço e saiu jogando, dentro da área do Bugre.

Depois desta derrota, o Brasil ocupa a 18ª colocação na tabela de classificação e fica mais uma rodada na Zona de Rebaixamento. O Xavante volta a campo no próximo sábado, dia 04 de agosto, quando enfrentará o Goiás, no estádio Bento Freitas, em jogo marcado para 16:30 horas. Nesta partida, a direção rubro-negra fará promoção de ingressos, que serão vendidos por R$ 20. Esta medida visa trazer o torcedor xavante para o estádio, permitindo o início da recuperação do Brasil.

Comentários

comments

Você pode gostar...