A beleza da Segundona

Por Elias Wojahn e Ivan Bastos

A Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, carinhosamente conhecida como ‘’Segundona’’, é o torneio onde equipes lutam para conseguir uma vaga na divisão de elite do campeonato estadual.

Criada em 1952, o torneio já foi disputado em diversos moldes, com grupos depois mata-mata, com chaveamentos e como atualmente é disputado com duas fases e depois um quadrangular final.

A Segundona é conhecida pelos seus jogos de baixa qualidade técnica, tendo partida disputadas por equipes com pouquíssimos recursos financeiros, gramados irregulares, estádios com pouca infraestrutura, mas muita entrega por parte dos jogadores.

Times a beira da falência, com salário atrasados, com dificuldade até de preencher o calendário, dependem muitas vezes da renda dos jogos da divisão de acesso para não fechar as portas. Por muitas vezes é na peleja da segunda a única vez que rola a bola em vários campos do estado.

Sem transmissões televisivas em tempo real, que para os grandes times é a maior fonte de renda, a segundona depende da renda da bilheteria dos torcedores, que mesmo sem lotar estádios, estão sempre presente à charmosa competição.

Todas as três equipes da cidade de Pelotas já participaram do campeonato, inclusive Pelotas, Brasil de Pelotas e Farroupilha. A dupla Bra-Pel já teve a oportunidade de levantar o caneco da divisão de acesso. O Pelotas foi campeão em 1983 e o Xavante em 1961, 2004 e 2013.

Atualmente o Pelotas está disputando a Segundona, enquanto o Farroupilha foi rebaixado e disputada a terceira divisão. O Brasil de Pelotas subiu em 2013 e desde então joga a primeira divisão.

(Foto: Daniel Pillar)

(Foto: Daniel Pillar)

Comentários

comments

Você pode gostar...