Seleção brasileira estreia com derrota no campeonato Sul-Americano de Rugby: Um dia histórico para um esporte que cresce no Brasil

Por Carlos Eduardo Holz e Jordan Romano

Brasil x Uruguai  (Foto: Divulgação)

Brasil x Uruguai (Foto: Divulgação)

Brasil e Uruguai se enfrentaram mais uma vez. O jogo foi em solo brasileiro mas a vitória foi uruguaia. No último sábado (23), a seleção brasileira de Rugby – apelidada de “Os Tupis” – encarou a seleção uruguaia, “Los Teros”, no 38º campeonato Sul-Americano de Rugby. A partida aconteceu no Allianz Parque na cidade de São Paulo e teve um dos maiores públicos de todos os tempos desse esporte no Brasil, contando com 7692 pessoas. Para essas pessoas que assistiam a partida, a expectativa era de vitória dos Tupis, porém a seleção uruguaia confirmou o favoritismo e venceu na casa do adversário.

Nos instantes iniciais, o Brasil começou o jogo levando risco ao time uruguaio, com um lateral e uma tentativa de chute de Lucas “Tanque” para o in-goal. Os Tupis não aproveitaram a chance de converter um penal logo no início do tempo e isso fez com que Los Teros desse o troco com um penal convertido logo aos 6 minutos por Martin Secco.

Depois de ter aberto o placar, tanto o time uruguaio quanto o brasileiro criaram oportunidades para ampliar. Os jogadores uruguaios demonstravam maior qualidade no passe, dando trabalho para a defesa brasileira. Com um jogo veloz e verticalizado, os Teros controlaram a partida com a posse de bola e ocupando o espaço da defesa brasileira, que jogava com um homem a menos.

Com o apoio da torcida os Tupis tentaram uma reação, mas a superioridade da celeste não deixou opções para o Brasil. O placar final deixou claro a supremacia uruguaia: 36×14. No retrospecto, Brasil e Uruguai se enfrentaram 23 vezes, com 20 vitórias uruguaias.

É claro que uma vitória brasileira seria melhor, tanto para quem assiste quanto para quem pratica. Porém essa foi a primeira partida de Rugby transmitida pela televisão aberta no Brasil. Isso demonstra o crescimento do esporte no país.

Brasil x Uruguai (Foto: Divulgação)

Brasil x Uruguai (Foto: Divulgação)

O próximo jogo dos Tupis é no dia 30 de abril, no estádio Pacaembú. O Brasil enfrenta o Chile na segunda rodada do Sul-Americano de Rugby. Os Tupis encerram a participação no torneio enfrentando o Paraguai em casa.

Comentários

comments

Você pode gostar...