ABF representa São Lourenço do Sul em Manaus na busca por vitória na Taça Brasil de Futsal

Equipe representa o município e o estado na 50ª edição da Taça Brasil de Futsal Masculino – 1ª Divisão

Larissa Schneid Bueno / Agência Em Pauta 

Campeã da Série Ouro em 2022 compete pela Taça Brasil de Futsal na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus (AM) – Foto: Gilmar Majada – ABF Futsal

 

Em busca da primeira vitória nacional e da classificação -, foi assim que a Associação Brasil Futsal (ABF Futsal) de São Lourenço do Sul, campeã da Série Ouro em 2022, embarcou na noite da última sexta-feira, 25, rumo a Manaus (AM), onde representa o município e o Rio Grande do Sul na 50ª edição da Taça Brasil de Futsal Masculino – 1ª Divisão.

Mais de 190 quilômetros de ônibus foram percorrido na primeira etapa da viagem, entre a BR-116 que liga São Lourenço do Sul e Porto Alegre. Mais tarde, mais 4,5 mil quilômetros foram feitos por via área, com saída do aeroporto Salgado Filho, escala em Campinas (SP), até Manaus, somando 11 horas de deslocamento.

A competição teve início na tarde deste domingo (27) através da organização da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira – segundo maior e mais moderno ginásio poliesportivo da Região Norte do Brasil, onde a equipe empatou com a Associação Atlética Desportiva Brasília (AADBRAS – DF) por 1 a 1.

A ABF foi fundada em 5 de dezembro de 2018 e ao longo da sua história, já participou de diversas competições, como em 2022, quando foi convidada a participar da Divisão Especial da Taça Brasil de Futsal, na cidade de Joinville (SC).

“É uma honra representar São Lourenço do Sul e o Rio Grande do Sul. O convívio entre os gigantes do futsal foi uma bagagem fundamental para a ABF de São Lourenço do Sul conquistar o Campeonato Gaúcho Série Ouro da Federação Gaúcha, o que nos deu o direito de jogar a Taça Brasil 2023 – 1ª Divisão em Manaus. A experiência no cenário nacional, alinhado ao trabalho de continuidade da nossa equipe campeã estadual, é o nosso maior trunfo para a Taça Brasil”, destacou o assessor de imprensa da equipe, Diego Freitas.

Todas as equipes se enfrentam em dois grupos, divididos em A e B, em rodízio simples com cinco equipes cada. A ABF está incluída no time A, junto a Associação Grêmio da Amazônia (AM), Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal em Goiás (GO), Associação Atlética Desportiva de Brasília – AADBRAS (DF) e Associação Atlética Balsas Futsal (MA).

Na fase da semifinal, o líder e o vice-líder de cada grupo avançam, e a fase “mata-mata”, será por meio de um jogo único até a decisão, prevista para acontecer no dia 2 de setembro, às 10h do horário local.

Até chegar ao campeonato, a equipe enfrentou diversos desafios, como relembra Diego, que diz que essa oportunidade é um sonho realizado, colocando o esporte do município em um patamar que não era visto desde a década de 1970, com campeões estaduais.

“Ganhar uma série ouro não é fácil, foi o maior desafio, alinhada a toda a logística de atravessar o país, uma cultura diferente. Queremos agradecer muito os nossos apoiadores, à imprensa, à comunidade e ao poder público por estarem ao nosso lado. A ABF Futsal é São Lourenço do Sul, jogamos juntos! Agora, no cenário nacional, esperamos que a nossa experiência possa influenciar positivamente o esporte de São Lourenço do Sul, abrindo portas para todos”, disse.

Ao todo, 23 jogos farão parte da competição e podem ser vistos gratuitamente pela transmissão ao vivo do canal do Youtube da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS TV).

Futuramente, a equipe planeja produzir um documentário sobre sua participação na Taça Brasil, visando levar a experiência para o âmbito escolar, inspirando e servindo de exemplo para as novas gerações do esporte no município.

 

Tabela de jogos (no horário de Brasília)

27/08 às 15h30min: ABF x Brasília (DF)
28/08 às 19h: ABF x Grêmio da Amazônia (AM)
29/08 às 20h45min: ABF x Ansef (GO)
31/08 às 17h15min: ABF x Balsas (MA)

Comentários

comments

Você pode gostar...