Instituto Filhos de Aruanda tem projeto de aulas reforço gratuitas para jovens em Rio Grande

Conheça as demais iniciativas desenvolvidas pela instituição

Por Tais Carolina / Agência Em Pauta

Logo oficial do Instituto. reprodução/internet

O Instituto Filhos de Aruanda vem desenvolvendo, há mais de 10 anos, ações de educação e cultura para jovens e adultos na cidade do Rio Grande. A instituição, que não tem fins lucrativos, visa a defesa de direitos humanos, culturas e comunidades tradicionais através da elaboração de eventos e projetos sociais, culturais, educacionais, esportivos e assistenciais alinhados com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis da agenda 2030, tanto em parceria com o poder público, bem como com outros colaboradores.

Atualmente, cerca de 11 projetos estão sendo executados pelo Instituto. As iniciativas vão desde distribuição de cestas básicas a aulas reforço gratuitas de português e matemática. Algumas das ações são financiadas pelo Fundo dos Direitos das Crianças e Adolescentes do COMDICA de Rio Grande.

Veja abaixo os projetos desenvolvidos atualmente no Instituto:

– Projeto Mãos na Roda: empréstimo de cadeira de rodas, botas, andadores, bengalas, entre outras;

– Projeto Separados mais Juntos: distribuição de cestas básicas a comunidade, alimentação a pessoas em situação de rua;

– Projeto Arte, identidade e Renda: desenho, desenho digital, mídias digitais, marketing e estamparia, projeto executado com recursos do Fundo dos Diretos das Crianças e Adolescentes do COMDICA de Rio grande;

– Cia. De Dança, teatro e Afoxé Filhos do Orum: danças diversas (atualmente Jazz), teatro, técnicas, teoria e prática, esquetes e peças, afoxé danças afro-brasileiras;

– Escola de Curimba Filhos de Aruanda: aulas de percussão em atabaque;

– Projeto Trotes de Vida: equoterapia para crianças e adolescentes com TEA e/ou transtornos comportamentais, projeto executado com recursos do Fundo dos Direitos das Crianças e Adolescentes do COMDICA de Rio Grande;

– Projeto Prodígio: programação e games para crianças e adolescentes, projeto executado com recursos do Fundo dos Direitos das Crianças e Adolescentes do COMDICA de Rio grande;

– Cine Clube DeCA – Desenho Cinema e Anime: oficinas, formações sobre audiovisual, filmagem, edição, ações, sessões de filmes, rodas de conversa sobre filmes, séries e jogos de tabuleiro;

– Podcast Cultura Ponto a Ponto: programa de entrevistas, bate papos descontraídos sobre cultura e todos outros assuntos que nos cercam no dia a dia;

– Podcast Saúde e Cultura: programa de entrevista, bate papos descontraídos sobre temas de meio ambiente, saúde em geral e como esses assuntos e temas afetam nosso dia a dia;

– Clube Educação, Prática e Oportunidade: aulas de reforço de matemática e português, clube de leitura e oficinas de redação durante 1 ano para jovens de 12 a 18 anos.

Todas as crianças e adolescentes participantes dos projetos recebem uniformes, merenda, além de material didático gratuito. A maioria dos jovens são moradores dos bairros Getúlio Vargas, Santa Teresa, Lar Gaúcho, Navegantes e Mangueira, no entanto, existem alguns que são de outras localidades, como a Ilha dos Marinheiros.

Sobre o Instituto

O Instituto Filhos de Aruanda foi criado em maio de 2012 intitulado inicialmente de “Núcleo Cultural Aruanda”. No final do ano de 2015, passou a ter o nome em vigor atualmente. A partir das ações desenvolvidas, o grupo foi certificado como Ponto de Cultura e Ponto de Cultura e Memória pelo Ministério da Cultura (Minc). O Instituto tem sede na rua  Almirante Barroso, nº 174.