Olimpíadas do Movimento Juvenil pela Unidade reúne jovens de todo Estado em Caxias do Sul

Por Helena Mendonça, Daniel Correa e Juliana Escouto

Nos dias 21, 22 e 23 de abril aconteceram na Universidade de Caxias do Sul, UCS, em Caxias do Sul a 11°edição das Olimpíadas do Movimento Juvenil Pela Unidade (MJPU). Com o slogan “Vença a indiferença e conquiste a paz”, mais de 200 atletas de diversas cidades do Rio Grande do Sul viveram durante três dias a experiência da fraternidade no esporte para mostrar que é possível superar as diferenças e construir concretamente uma realidade de paz.

Símbolo e slogan das Olimpíadas MJPU 2016 (Foto: Divulgação)

Símbolo e slogan das Olimpíadas MJPU 2016 (Foto: Divulgação)

Representando cinco países diferentes – todos em situação de guerra – os jovens foram divididos em duas categorias – infantil e juvenil – meninos e meninas com idade entre 11 e 17 anos tiveram a chance de praticar diferentes modalidades esportivas em grupo, dentre elas: futebol de sete, futsal, basquete, voleibol, peteca, handball, e também esportes individuais nos quais a natação, xadrez, maratona faziam parte.

Buscando sempre viver a Regra de Ouro – “Faça ao outro aquilo que gostaria que fosse feito a ti e não faça ao outro aquilo que não gostaria que fosse feito a ti”. – as Olimpíadas do MJPU deste ano destacaram os valores olímpicos sendo estes a amizade, o respeito e a excelência. Com isso, os jovens puderam aproveitar ao máximo as atividades e ao mesmo tempo respeitar o adversário, amar o próximo e não se esquecer dos atos de fair play (jogo limpo).

Roberta Martins, 17, participa do evento desde 2012 e para ela é sempre uma experiência única. “Na verdade todos os anos parece que eu sofro uma atualização, volto com a regra de ouro na cabeça, passo a pensar antes de agir e a respeitar a todos”. – afirma a jovem.

Segundo João Miguel Moraes, 17, são três dias de vivenciar o amor. “Eu já participei de cinco olimpíadas do MJPU e elas representam um momento de amor sem limites, onde todos estão com o mesmo ideal. É um momento de aprendizado. É aprender como amar as pessoas independente de qualquer coisa, sem olhar para a classe social, sem pensar em bens materiais ou forma física”. – declara o adolescente.

No final dos três dias todos os jovens conquistaram medalhas – até mesmo os que não venceram nenhuma das competições. A maior vitória das Olimpíadas do MJPU foram as amizades conquistadas e o amor que tomou conta da UCS durante o evento. Trocas de camisetas, abraços apertados, lágrimas de saudades e sorrisos nos rostos, essas foram as vitórias desta competição que visava o amor ao próximo.

 

Entenda um pouco mais:

Os valores olímpicos são: a amizade; o respeito e a excelência.

A AMIZADE estende a mão e busca o entendimento; o amigo procura entender o próximo apesar das diferenças e tem em relação ao outro atitudes e sentimentos positivos como simpatia, empatia, honestidade, compaixão, confiança, solidariedade e reciprocidade positiva.

O RESPEITO inclui o fair play (jogo limpo – respeito às regras do jogo), a honestidade, saber seus limites e tomar conta de sua própria saúde e do meio ambiente. Respeito significa também um sentimento positivo de consideração por outra pessoa, de outro país ou de outra religião, por exemplo.

A EXCELÊNCIA tem tudo a ver com dar o melhor de si, tanto no esporte quanto na vida, participar e progredir de acordo com seus objetivos.

O que é o Movimento Juvenil Pela Unidade

O Movimento Juvenil pela unidade nasceu na Páscoa de 1984, com o objetivo de envolver o maior número possível de adolescentes em torno de um projeto: construir o mundo unido. Para atingir essa meta os jovens realizam as mais diversas iniciativas percorrendo aquelas que eles chamaram de “trilhas para a unidade”

Atualmente é constituído por 150 mil adolescentes, de 182 países, dos cinco continentes são os jovens pela unidade do Movimento dos Focolares. São cristãos, mas também de outras religiões ou culturas que não professam uma fé religiosa. O objetivo destes jovens é realizar a fraternidade universal envolvendo cada vez mais adolescentes ao redor do mundo.

Comentários

comments

Você pode gostar...