Grupo Medicação: Há 12 anos levando música e alegria para os corredores do Hospital Escola FAU

por Juliana Luz de Camargo

Entre tantas notícias desanimadoras ainda é possível encontrar pessoas que se mostram cada vez mais solidárias com a dor do outro. Passar por dificuldades, estar doente e sentir-se desmotivado são realidades diárias na vida de quem precisa de tratamento e se encontra constantemente em hospitais.

Para tentar levar alegria a quem passa por momentos delicados, dolorosos e, de alguma maneira, levar uma motivação e um sentimento bom, há doze anos foi criado o Grupo Medicação. O Samba Solidário, como também é chamado, compõe-se de diferentes músicos e visita as diferentes alas dos corredores do Hospital Escola uma vez por semana, nas quartas-feiras, a partir das 15:00.

Imagem: Laura Cruz

Entre os músicos que fazem parte do projeto dois são conhecidos do público que frequenta a noite pelotense: Fábio Saraiva e Amâncio Jorge. “Participar desse projeto é sentir uma alegria inexplicável e o retorno que se tem é indescritível”, conta o sambista Amâncio.

Os integrantes reúnem-se em prol do bem-estar de pessoas que não conhecem, mas sabem que toda quarta-feira é transformadora – não apenas na vida de quem recebe, mas de quem participa do projeto. Amâncio explica que a música contagia, fazendo diferença nos tratamentos.
– É só começar a cantar que a gente vê o sorriso nas pessoas e, segundo os enfermeiros, depois que a passamos pelos corredores os pacientes aceitam muito melhor as medicações. Eles se sentem mais animados para encarar a situação – conta o músico.

Imagem: Carla Carvalho

O Grupo Medicação é um projeto que possui integrantes fixos, mas as quantidades de participantes variam com a disponibilidade dos músicos, podendo contar com o total de 12 pessoas. A iniciativa não tem nenhum fim lucrativo, apenas possui a intenção de levar um pouco de alegria para quem passa por momentos difíceis.