A importância da castração

por Émellen Rosa

A castração é um procedimento cirúrgico feito em animais domésticos para impedir que eles se reproduzam sem controle. Além disso, a castração traz inúmeros benefícios para saúde do animal.

De acordo com o veterinário Paulo Paim, “castrar é o ideal”:

– Para o animal doméstico que não é criado para reprodução, a castração é o ideal, pois evita ninhadas indesejadas, fugas, brigas e problemas de saúde. afirma o veterinário.

Tem dúvidas de que a castração é a melhor alternativa para o seu pet? Confira a entrevista completa com o veterinário Paulo Paim sobre a importância da castração.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Por que é importante castrar os animais domésticos?

O cio gera um grande estresse para o animal doméstico não castrado. O instinto desses animais (cães e gatos) faz com que neste período eles sintam uma vontade incontrolável de cruzar, eles ficam doidos e fazem de tudo para conseguir. Neste estado o animal pode fugir, se envolver em brigas e voltar para casa machucado ou não voltar. Então para o animal doméstico que não é criado para reprodução, a castração é o ideal, pois evita ninhadas indesejadas, fugas, brigas e problemas de saúde.

Quais são os benefícios da castração?

Nas fêmeas – cadelas ou gatas – a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama. Sendo comprovado que as cadelas castradas antes do primeiro cio têm 100% de chance de não desenvolver o câncer, pois ela não vai entrar no cio e não vai produzir o hormônio que causa o câncer.

No macho a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata. E ele fica menos agressivo, pois perde a necessidade de cruzar e de marcar território.

A castração muda o comportamento do animal?

O comportamento do animal não muda, ele vai continuar sendo o mesmo, não vai deixar de brincar ou de proteger a casa. Ele apenas não vai sentir necessidade de cruzar, evitando a agitação característica do período do cio.

A partir de que idade o animal pode ser castrado?

O ideal é que o animal já tenha tomado às primeiras vacinas e ainda não tenha alcançado a puberdade, ou seja, por volta dos cinco meses tanto no macho como na fêmea.

Como é o procedimento?

É um procedimento cirúrgico, feito com anestesia geral. No macho é mais simples, são retirados os testículos – onde é produzida a testosterona -, tirando assim a sua necessidade de cruzar.

No caso da fêmea são retirados os ovários – ou todo aparelho reprodutivo -, assim a fêmea não terá mais cio.

O tempo médio de recuperação nos dois casos é de 4 a 5 dias. O animal deve tomar antibiótico e cuidar dos pontos que devem ser retirados em sete dias. Eles podem sentir um pouco de desconforto nos primeiros dias, mas em uma semana devem estar totalmente recuperados.

Questão de saúde pública.

É importante destacar que a castração é a melhor forma de controle populacional de cães e gatos. Evita as ninhadas indesejadas e o consequente abandono e, além disso, a castração evita a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais, como a TVT – Tumor Venéril Transmissível – que infelizmente é comum em animais abandonados.

Paulo alerta sobre os riscos da injeção utilizada em cadelas para controlar o cio:

A injeção que é muito utilizada em cadelas para controlar o cio causa câncer. E a injeção aplicada quando a cadela já está no cio não impede que ela fique prenha, mas impede o nascimento dos filhotes que acabam morrendo dentro da mãe, causando complicações que podem levar o animal a morte.

Comentários

comments

Você pode gostar...