O trabalho da ONG SOS Animais e a importância da castração

A castração, além de evitar gestações indesejáveis traz muitos benefícios à saúde animal. Foto: Roberta Muniz

Por Roberta Muniz

Geralmente, as pessoas adoram ter um animal de estimação, não é mesmo? Mas nem todo mundo tem um espaço fechado para seus cachorros ou consegue manter os gatos apenas dentro de casa. Quando fêmeas, muitas vezes os donos passam com problemas quando o cio – fase em que as fêmeas estão receptivas sexualmente – chega e gestações indesejadas ocorrem.

Em Pelotas, a ONG SOS Animais, disponibiliza de forma gratuita ou de baixo custo, castrações. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas, a ONG realiza a distribuição de fichas semanais para o agendamento de castrações, mediante a comprovação de renda. Entretanto, no momento, a Prefeitura informou que o serviço está suspenso por dificuldades financeiras até o começo de 2019, quando retoma com novo orçamento.

“A Prefeitura reconhece a importância da causa e, sobretudo, os benefícios que o programa traz para a cidade de Pelotas. Em quatro anos de parceria, mais de 15 mil animais foram castrados, cerca de 2,5 mil somente esse ano. Destaca-se que a intenção não é cancelar o projeto, que vai ser retomado no início de 2019, já com novo orçamento”, declara em nota a Prefeitura Municipal de Pelotas.

Com esse serviço em suspenso, a ONG informa que apenas mantém as castrações a baixo custo, pelo menos até o final do ano. Segundo a 1ª Secretária da SOS Animais, o preço cobrado irá variar de acordo com o peso do animal e para obter informações de acordo com cada caso, deve-se entrar em contato pelo número: (53)98120-6231.

É bom ressaltar que as castrações não são apenas para evitar os problemas causados pelo cio dos animais, mas que traz ainda muitos benefícios. “A castração só tem benefícios a saúde e qualidade de vida do animal. Nas fêmeas, feita precocemente, antes do primeiro cio, reduz em mais de 90% as chances de desenvolvimento de tumor de mamas, evita piometra (infecção no útero), tumores venéreos, diminui o risco de transmissão de doenças entre os animais e reduz as chances de fuga em função de cio, além de evitar crias indesejadas e consequentemente reduz o abandono de animais nas ruas, em vista que não há lares para todos”, declara a veterinária Carine Luçardo.

Carine ainda nos conta as vantagens do procedimento nos animais machos. “Nos machos, a castração previne problemas como tumores de testículo e próstata, diminui as chances de brigas e fugas… Quando feita nos machinhos jovens, evita comportamentos indesejados como marcação de território com a urina e diminui agressividade”.

A ONG trabalha apenas com castrações, mas ocasionalmente organiza eventos como brechós para arrecadação de renda e feira de adoção animal e informações sobre os trabalhos podem ser acompanhadas pela página no Facebook. A ONG aceita doações em dinheiro na conta do Banco do Brasil, agência: 2942-4, Conta: 114.845-1 e também recebe doações de rações, medicamentos para pulgas, bicheiras e carrapatos na sede que se localiza na rua Santos Dumont, 574.

Comentários

comments

Você pode gostar...