102 anos de luta e resistência

Clube Cultural Fica Ahí Prá Ir Dizendo cria vaquinha para custear dívida que desencadeou uma ação judicial do MPRS

Por Marisa Campos / Em Pauta

O centenário clube cultural Fica Ahí Prá Ir Dizendo está promovendo uma vaquinha online para poder quitar uma alta dívida deixada pela gestão anterior em 2019. Esse débito acabou gerando uma ação judicial pelo MPRS, que pode prejudicar o clube e causar a penhora da sua sede, prédio localizado na rua Marechal Deodoro, 368. O valor total da vaquinha é de 300 mil reais e está disponível no site “Vakinha”

Além disso, outras formas de auxílio ao clube estão sendo realizadas, como a tradicional “Sexta Black” – baile charme que acontece no Mercado Central de Pelotas, mas que realizou uma edição especial no espaço – festas particulares, práticas religiosas, ações políticas e eventos da UFPel como o Ciência Preta que aconteceu no dia 7/12. Todas essas iniciativas visam demonstrar a importância do clube, principalmente por seu legado na cultura negra Pelotense.

A atual presidente, Teresa Gomes Costa, conta sobre a importância de evidenciar o clube neste período de campanha de arrecadação: “O objetivo é mostrar mais o clube, às vezes as pessoas acham que não podem usar o local, que não irão deixar, mas não. O clube está de portas abertas para a comunidade, ele é um clube social, ele é cultural, tudo que for para orgulho, para engrandecimento da nossa etnia, nós estamos aqui para colaborar com todo mundo.”

A presidente também acrescenta que qualquer tipo de evento pode ser realizado na sede cultural, independente da questão étnica, pelo fato de ser um clube que exalta a cultura negra. Para agendar, basta entrar em contato com a diretoria, podendo ser pelo perfil do Instagram @ccficaahi, e realizar o pagamento das taxas de limpeza e aluguel.

Problemas com dívidas e interdição do prédio

Em 2019 a sede do clube acabou sendo interditada pelo Corpo de Bombeiros devido à falta do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI), após essa regularização, o clube pode abrir as suas portas novamente, porém por conta da pandemia de Covid-19 em 2020 precisou fechar outra vez ficando mais de dois anos parado. 

Além disso, mesmo com a regularização do PPCI, a mudança dos diretores e outras questões burocráticas, a sede cultural está com uma alta dívida, pois o Ministério Público do RS condenou a diretoria atual para o pagamento de 300 mil reais, a partir de negociações da direção anterior que foram irregulares. Por conta disso, foi criada a vaquinha e os diversos eventos no local para poderem arrecadar este valor o mais rápido possível, e assim não perder o seu único imóvel.

História do Fica Ahí Prá Ir Dizendo

Em 27 de janeiro de 1921 um grupo de amigos se reuniu na Praça da República, atualmente a Praça Coronel Pedro Osório, e resolveram fundar um cordão carnavalesco, a ideia foi muito bem aceita por todos e Osvaldo Guimarães da Silva sugeriu que o nome deste cordão fosse Fica Ahí Prá Ir Dizendo, representado pelas cores azul e branco.

O desfile do cordão foi um sucesso e a partir disso os seus componentes decidiram criar um empreendimento, surgindo assim o clube cultural. Conforme os anos se passavam, o clube acabou se tornando uma sociedade, formada por pessoas negras que se reuniam para confraternizar bailes, quermesses, chás, desfiles, entre outros tipos de eventos da época concretizados ao longo de seus 102 anos de história. 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...