UFPel realiza colação de grau interna a alunos da primeira turma de Jornalismo da instituição

Por Juliana Santos

Na noite do dia 16 de maio, no auditório do quarto andar do prédio do Anglo, aconteceu o cerimonial de colação de grau interna da turma de formandos em 2013/2, do curso de Jornalismo da UFPel.  Dez formandos receberam os canudos das mãos dos professores do curso. A turma está no histórico, como a primeira a receber os certificados de conclusão de curso.

Foto: Maria da Graça Siqueira

As professoras Michele Negrini e Marcia Dresch, o professor Gilmar Hermes e o coordenador do curso, Ricardo Fiegenbaum, participaram da solenidade. O secretário Sérgio Christino leu o termo de colação de grau, logo antes do juramento do exercício de jornalista, reforçado pelos bachareis com o braço direito estendido. As famílias dos novos jornalistas se emocionaram, junto ao coordenador do curso, que, em quebra de protocolo, comentou a significância de formar sua primeira turma.

A classe que ingressou no primeiro semestre de 2010 enfrentou a falta de professores e a carência de estrutura física do curso. Os alunos que permaneceram até o fim, contribuíram para a nova evolução do atual currículo. Alguns dos formandos já estão empregados na área, outros virão a ser profissionais quando a oportunidade certa chegar. Os primeiros formandos servirão de exemplo para os próximos, como forma de não desistir jamais da aspiração profissional e do tão sonhado canudo.