Barraca da Saúde comemora aniversário com doações de sangue

Por Isadora Ogawa

No dia 17 de setembro, a Barraca da Saúde, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), completou um ano de atividades. Para comemorar, o projeto decidiu presentear a comunidade de Pelotas e região com doações de sangue. Na sexta-feira (13), o Hemocentro Regional de Pelotas foi movimentado por diversos alunos e participantes do projeto.

Participante do projeto doando sangue. Foto: Talyssa Machado

Dákny Machado, bolsista do projeto, conta que a ideia surgiu em uma reunião com a comissão organizadora que, além de uma celebração, pensou “por que não fazer uma boa ação para a comunidade também?”, já que durante todo o ano realizam atividades com a população. Além disso, há grande demanda pelas doações. “Nós sempre estamos correndo atrás de doadores, porque nossos estoques de sangue estão quase sempre baixos”, afirma Daniela Zanon, enfermeira do hemocentro.

Com a participação de aproximadamente cinquenta alunos, a tarde foi intensa no hemocentro pelotense. Henrique Lasyer, de 18 anos, doou sangue pela primeira vez. “Foi uma experiência bem legal”, conta. Daniela ressalta que “provavelmente vão se tornar doadores assíduos”, já que a maioria estava doando pela primeira vez. Assim, foi estabelecida uma parceria entre hemocentro e comunidade acadêmica, “uma troca”, segundo a enfermeira.

O projeto Barraca da Saúde tem como objetivo promover a integração entre universidade e comunidade e oferecer auxílio, como consultas preventivas para a saúde física e psicológica, às comunidades da zona sul. Estima-se a participação de 18 cursos diferentes na atividade, abrangendo alunos das ciências biológicas, humanas e exatas.