Arte urbana: a presença do graffiti e pinturas na região do porto de Pelotas

Iniciativas culturais e artísticas auxiliam na revitalização do bairro

Resultado da pintura da fachada do Galpão. Foto: Marisa Campos

Por Marisa Campos / Em Pauta

A arte urbana envolve expressão e atitude para mostrar a realidade através da arte nos muros, paredes ou fachadas de prédios de uma cidade envolvendo diversas temáticas e na cidade de Pelotas não é diferente. Os desenhos de diversos artistas se destacam pelas ruas do município, porém a região do bairro Porto é o local onde os graffitis e pinturas muralistas chamam mais a atenção e também ajudam na revitalização do local.

No dia 11 de setembro de 2022, durante o tradicional evento que acontece mensalmente no Porto, o Sofá na Rua, houve a intervenção artística da 9ª edição do Festival de Graffiti Spraysons, ação que reúne diversos grafiteiros para expressarem suas artes nos locais. Os artistas pintaram a fachada Galpão, local tradicional de festas localizado na rua José do Patrocínio, o movimento reuniu 36 artistas com o tema Música e Portos.

Tanto o Sofá na Rua, quanto a ação do Spraysons ocorrem através do Otroporto, associação que busca fomento em leis federais, estaduais, apoiadores e editais de incentivo à cultura para a realização de projetos artísticos, culturais e educacionais no Porto, conforme explica o secretário executivo, Joelson Garcia.

Parede antes da pintura da Joy. Foto: Arquivo Pessoal Joy

A Ortroporto lida com a revitalização do bairro apoiando principalmente ações artísticas. A associação, com seus parceiros, também financiou o trabalho de Joyce de Sousa, a Joy, artista muralista natural de Sertãozinho (SP). Ela retrata a representação feminina com seus pincéis nas paredes das cidades onde passa. “Percebi em seguida que o Porto é uma região cultural muito forte na cidade, o que me deixou com uma expectativa grande de realizar o painel”, salienta a artista.

Na parede localizada na rua Conde de Porto Alegre, Joy pintou Ofélia, a sua visão da personagem criada por William Shakespeare. A arte urbana no Porto também encanta os moradores do local. Guilherme de Almeida que mora e trabalha na região, ressalta a importância da arte urbana: “Percebo, enquanto morador e frequentador, que estas intervenções são altamente positivas e muito bem recebidas pelos moradores e visitantes.”

Ofélia por @Joymorrison. Foto: Marisa Campos

O uso da arte urbana como forma de intervenção no auxílio na revitalização do Porto, representa a força dos moradores, entidades e visitantes para abrilhantar e colorir as paredes e muros do bairro gradualmente, assim as ruas deixarão de ser acinzentadas e desbotadas.

Comentários

comments

Você pode gostar...