Filme que representará o Brasil no Oscar 2015 é divulgado

Por Juliana Santos

Esta semana foi divulgada a lista com 18 filmes nacionais que poderiam representar o País na próxima edição do evento que gratifica as melhores produções audiovisuais, o Oscar. Nomes como O Homem das Multidões, Getulio, Entre Nós e A Oeste do fim do Mundo fariam parte da lista. Mas o anúncio feito ontem (18) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nomeou Hoje eu Quero Voltar Sozinho como melhor tentativa para concorrer à vaga na categoria “Melhor filme estrangeiro”.

O filme conta a história de Leonardo, um estudante cego que tem uma melhor amiga que o leva na porta de casa todos os dias depois da aula. Após a entrada de um novo menino na sala, Leonardo passa a descobrir sentimentos que desconhecia após esse menino se juntar com a amiga para o caminho de casa. O longa foi baseado no curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010) com os mesmos atores. Daniel Ribeiro fez a direção do curta e do longa indicado para concorrer ao Oscar 2015.

Cartaz oficial do filme que representará o Brasil na vaga de Melhor filme Estrangeiro. Foto: Reprodução (http://goo.gl/QWTto2)

Alguns brasileiros já tiveram passagem pela premiação americana. Em 2012 o filme de animação Rio com direção de Carlos Saldanha concorreu à estatueta na categoria Melhor Canção Original, interpretada por Carlinhos Brown, mas acabou perdendo para Os Muppets, com interpretação de Bret McKenzie. Já Central do Brasil (1998) indicou Fernanda Montenegro a melhor atriz, além da categoria de melhor estrangeiro. A produção não ganhou nenhuma estatueta mas ganhou um Globo de Ouro no mesmo ano.

Hoje eu Quero Voltar Sozinho trata da homossexualidade com naturalidade, de forma divertida e feita para todos os públicos. Apesar do filme, o Brasil ainda produz poucas obras audiovisuais com a temática LGBT em comparação a outros países, como França, Espanha, Inglaterra e EUA, que estão percebendo aos poucos a importância de lidar com esse tema nos cinemas. Filmes como Além da Fronteira (2012), Azul é a Cor Mais Quente (2013) e The Normal Heart (2014) são exemplos recentes que levaram prêmios por festivais que passaram.

O estudante de Cinema da Unisinos, Thiago Muniz diz que além do filme ser bem realizado, carrega uma importância significativa para o País na mensagem que passa. “Estamos em ano de eleição com diversos projetos de candidatos que deixam de lado os direitos homossexuais. É importantíssimo ressaltar o tema”, salientou. O futuro cineasta comentou também que assistiu ao filme em uma sala quase vazia do cinema e que as poucas pessoas que estavam presentes eram mães com seus filhos jovens, talvez em busca de achar conforto e entendimento sobre a temática.

O estudante de Jornalismo da UFPel, Henrique Barum, também comentou à respeito da exibição nas telonas. Ele não acreditava que os cinemas trariam um filme com a temática novamente, após o acidente que ocorreu com o também filme nacional Praia do Futuro (2012), onde telespectadores receberam o carimbo de “avisado” sobre o filme ter cenas de sexo entre homossexuais. “Estava errado em imaginar que os cinemas não iriam receber o filme. Acompanhei a história desde o curta e quando soube do longa, logo procurei assistir”, disse.

No dia 15 de janeiro de 2015 a produção da cerimônia do 87º Oscar irá anunciar os indicados às categorias. O evento ocorrerá no dia 22 de fevereiro no Teatro Dolby em Los Angeles e deve ter transmissão ao vivo em canal fechado no Brasil.