Encerramento do 12 Festival Internacional Sesc de Música faz homenagem à sétima arte

Reunindo as trilhas sonoras de obras como “Star Wars, “O Poderoso Chefão” e “Harry Potter”, o evento foi encerrado com sucesso de público

Isabella Barcellos / Em Pauta

A 12a edição do Festival Internacional Sesc de Música teve seu encerramento nesta sexta-feira (26). Coroando o festival, a Orquestra Acadêmica do Sesc apresentou trilhas sonoras clássicas do cinema mundial somadas ao “Bolero” de Ravel. Também participaram da apresentação o maestro Evandro Matté e os solistas Mariel Motta e Daniel Germano.

Orquestra performando a trilha sonora de “Poderoso Chefão”, clássico de Frances Ford Coppola Fotos: Isabella Barcellos/ Em Pauta

O público aqui de Pelotas como sempre recebeu o Festival muito bem e recebeu de forma satisfatória todos os 63 espetáculos que a gente fez” relata Anderson Mueller, coordenador de Música do Sesc Rio Grande do Sul e presente na organização do evento desde a 5a edição, “Vários dos espetáculos tiveram seus ingressos esgotados dias antes de acontecer. Segundo relatos dos amigos e dos alunos que participaram, podemos concluir que deu muito certo, Pelotas deu um show com o Festival de Música”.

Por trás dos palcos

Entre as apresentações, os cursos ministrados por professores de diversos lugares do mundo e a ótima recepção do público, vale pontuar a importância do evento para movimentar a economia da cidade. Somando alunos, professores, setores de marketing, compras, organização e logística, são mais de 500 pessoas envolvidas. A 12a edição proporcionou apresentações diversas, celebrando desde a Bossa Nova e o Tango, até a Ópera e o Canto lírico.

É difícil falar de uma só apresentação que me deixou orgulhoso. Todas são importantes para a organização, tem suas peculiaridades e devida importância. Mas neste Festival, a Ópera Pagliacci foi um espetáculo bastante desafiador”, pontua novamente Anderson Mueller, “Porque tinha o coro da Sociedade Música pela Música, tinha o Tholl, tinha a orquestra…nesta composição já são quase 70, 80 pessoas. Os ensaios precisam ser feitos aqui dentro da cidade entre o coro e a orquestra em conjunto. Foi muito desafiador, mas o resultado final nos deixou orgulhosos, assim como a recepção do público”.

Entre o público e a performance

Ariele Silveira e Carlos Machado apresentando o último espetáculo do festival Foto: Isabella Barcellos/ Em Pauta

Durante grande parte dos 63 espetáculos apresentados, o jornalista e cerimonialista Carlos Machado e a intérprete de libras Ariele Silveira atuaram como apresentadores. Ao exercer a mediação entre o público e a arte, ambos se tornaram parte de cada performance apreciada pelo público. “É a minha primeira vez trabalhando no Festival”, conta Ariele, “Trazer acessibilidade para a comunidade surda é muito importante. Espero que isso continue e que a acessibilidade possa ser dada não só aos surdos mas para todos que precisam dela”.

Essa já é a 10a edição em que eu estou participando”, conta Carlos, “Para mim, é mágico. Apesar de fazermos um trabalho de apoio no sentido de comunicar ao público tudo o que está acontecendo, não deixamos de fazer os papéis de coadjuvantes, com o propósito de criar um ambiente e passar essas primeiras informações”.

Celebração da cultura e do patrimônio popular

As trilhas sonoras de “Star Wars”, “Poderoso Chefão”, “Harry Potter” e “Bolero” de Ravel foram só parte do repertório musical deste espetáculo de encerramento. O público lotou o Largo do Mercado Público de Pelotas, muitos dos presentes sendo obrigados a assistir a orquestra e os solistas em pé durante as 2 horas de duração.

O Festival entrega arte para quem já tem o poder de entendê-la na sua plenitude e também para quem tem seu primeiro contato e poderá então despertar para isso. Ele exerce um grande papel social e político, com repercussão econômica inclusive. É inestimável”, completa Carlos Machado.

A 13a edição do Festival Internacional Sesc de Música já está confirmada para 2025. Algumas das apresentações principais ainda estão disponíveis no canal oficial do Sesc RS no YouTube e você pode conferir aqui.