Pelotas sofre, mas aproveita chances no segundo tempo e vence o Doze Horas

Jogadores do Pelotas comemoram gol contra o Doze Horas. Crédito da imagem: Tales Leal/ AI ECP.

Por Luís Artur Janes Silva

Nesta segunda (23), o Pelotas voltou a fazer um jogo oficial, depois de dezoito dias sem atuar na Copa Seu Verardi, campeonato que pode colocar o áureo-cerúleo num certame nacional no ano de 2020. O Lobo enfrentou o Doze Horas de Porto Alegre e cumpriu o dever de casa, vencendo pelo placar de 3 a 1.

 

O JOGO

Na primeira etapa, o Pelotas fez valer sua condição de mandante e, também, a sua superioridade física, técnica e tática, pressionando o semi-amador Doze Horas, que está estreando em campeonatos profissionais. Mesmo com maior posse de bola, o Lobo pecou nas conclusões e facilitou o trabalho de contenção do sistema defensivo da equipe da capital gaúcha.

Sem inspiração e burocrático ao extremo, o Pelotas teve os seus principais momentos na etapa inicial, quando atacou pela direita, puxado pelo vigor de Vinícius Machado, que colocou a bola algumas vezes na área adversária. Aliás, aos 38 minutos, o Lobo teve um gol anulado, que saiu de um cruzamento do lateral Vini Machado. Giovane Gomez cabeceou para excelente defesa de Leonardo. No rebote, Vacaria, que teve boa atuação na primeira parte do jogo, completou para o gol, também de cabeça, mas a arbitragem anulou o lance, alegando impedimento do volante áureo-cerúleo.

O placar em branco da etapa inicial refletiu o panorama do jogo. Um Pelotas que teve a posse de bola, mas foi incompetente para fazer o seu gol contra o adversário que se defendeu o tempo todo. Para termos uma ideia da postura tímida da equipe da capital, basta dizer que, a primeira chegada do Doze Horas ocorreu com 35 minutos de bola rolando. E, basicamente, o inexperiente time de Porto Alegre ameaçou em faltas ou escanteios, aproveitando-se de um certo nervosismo do goleiro Mateus Claus.

No segundo tempo, o Pelotas quase é surpreendido na saída de bola, quando Wesley, destaque solitário do Doze Horas, tenta lançar o centroavante Lucas, que entrou nas costas da defesa aúreo-cerúlea. Depois disto, o Lobo foi lentamente tomando conta das ações. Mais veloz que na etapa inicial, começou a ter volume de jogo. E esta melhora foi recompensada aos 9 minutos, quando Juliano, deslocado pela esquerda cruzou e o volante Mateus Santana, de boas chegadas ao ataque, colocou de cabeça para abrir o marcador. Mas, quando parecia que o Pelotas ia deslanchar, uma desatenção da defesa permitiu que Lucas chutasse rasteiro e surpreendesse Claus, que não foi firme na hora de tentar deter a bola. Assim, o Doze Horas igualou o placar.

Mas as esperanças do adversário do Lobo duraram até os 20 minutos da etapa final. Foi neste momento que Jô avançou pela esquerda até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Giovane Gomez, que cumprimentou e marcou o segundo gol do Pelotas. O mesmo Jô anotou o último tento da partida. Aos 23 minutos, o atacante recebeu passe de Wallacer no bico esquerdo da grande área, chutando com o pé direito e fazendo a bola morrer no canto canhoto de Leonardo.

O técnico Felipe Endres usou boa parte da etapa final para testar variações na organização do seu time. As principais modificações feitas por Endres foram as entradas de Tatá e Jean Roberto, que substituíram Negretti e Vacaria. Com isto, Vini Machado foi deslocado para a zaga e o Pelotas chegou a atuar com três defensores em linha, com o lateral Juliano Tatto fazendo o papel de terceiro beque. Esta disposição liberou Juliano pela direita e Jô pela esquerda, que passaram a jogar abertos e em velocidade, incomodando a defesa do Doze Horas.

Além disso, a consistência da meia cancha foi garantida com o recuo de Mateus Santana, que passou a jogar plantado na frente da linha de três zagueiros. Mais adiantados, Jean Roberto e Wallacer tornaram-se os responsáveis pela armação do time. Pablo, Garrati e Guilherme também foram lançados no decorrer do segundo tempo, permitindo que Felipe Endres desse ainda mais quilometragem aos seus atletas.

Após esta vitória, o Pelotas voltou ao primeiro lugar do Grupo A da fase inicial da Copa Seu Verardi. O Lobo soma treze pontos e ultrapassou o Bagé, que será o próximo adversário do áureo-cerúleo. Esta partida acontecerá no domingo (29), com início previsto para 15 horas, e será realizada no estádio da Pedra Moura, na Rainha da Fronteira.

Comentários

comments

Você pode gostar...