O resgate do negro no 20 de setembro

Evento fala sobre o papel dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha

Por Mariah Coelho Coi

Parte da exposição, livros sobre os lanceiros. Imagem: João Pedro Macedo

Perto das comemorações de 20 de setembro, o regionalismo permeia por todos os cantos do RS, festejando a cultura, o hino e o gauchismo. Nesta época eclode o sentimento da Revolução Farroupilha e de seus heróis, a guerra que ocorreu entre os anos de 1835 a 1845 e que deixou na história do povo gaúcho nomes e rostos que viraram estátuas. Porém, houve diversos rostos e nomes que lutaram nessa guerra, e que, talvez a gente nunca saiba quem foram.

Os Lanceiros Negros foram um grupo de homens escravizados que lutaram na guerra com a promessa de serem libertos. Entretanto, essa promessa nunca foi cumprida e mais tarde foram traídos no já conhecido Massacre dos Porongos. Tal acontecimento muitas vezes acaba por ficar no esquecimento. Lutando contra isso, os artistas Jonas Fernando Santos e Maria de Fátima Santos tiveram a ideia de criar o evento “Lanceiros Negros: Sua História através dos tempos”.

O evento teve sua primeira edição em 2016. “Lanceiros Negros: Sua História através dos tempos”, ocorreu na última terça-feira (17), no auditório do Campus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A exposição, além de contar a história dos Lanceiros na guerra, contou também com trabalhos de artistas locais, descrição de elementos da cultura afro, rodas de conversa, entre outros.

Pintura em exposição feita por Jonas. Imagem: Mariah Coi

Para Jonas e Maria de Fátima, o evento ocorre justamente para resgatar a história de quem foram os lanceiros. Desde a primeira edição, eles optaram por realizar a exposição na semana farroupilha para lembrar que aqueles homens escravizados que lutaram pela República Rio-grandense também fazem parte da história do estado. “Eu me revoltava por ver que chegava nesta época e eles eram esquecidos”, declara Fátima.

Cooper Arte é um coletivo idealizado também por Jonas e Fátima, com o objetivo de levar a arte afro produzida por artistas locais a diversos espaços durante todo ano. Você pode conferir mais na página do Cooper Arte no Facebook: https://www.facebook.com/CooperaArt

Comentários

comments

Você pode gostar...