Farroupilha volta a vencer depois de quase sete meses de jejum e ainda sonha com a permanência na Divisão de Acesso

Daniel Quevedo teve boa atuação e fez um dos gols do Farroupilha. Imagem: Luís Artur Janes Silva.

Por Luís Artur Janes Silva

Neste domingo (31), o Farroupilha voltou a campo em jogo válido pela décima primeira rodada da fase inicial do Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. O sentimento que predominava entre os presentes no Nicolau Fico era o medo de um novo revés, que significaria o virtual rebaixamento do Fantasma. Mas os deuses do futebol bafejaram o Farroupilha com os ares da vitória, resultado que tranquilizou a torcida e deu sobrevida ao Farrapo na competição. Assim pode ser definido os dois a zero que a equipe pelotense aplicou no Lajeadense.

PRIMEIRA ETAPA

O Farroupilha entrou em campo com uma formação diferenciada em relação ao que vinha sendo feito pelo técnico Zeca Ferreira. Ousado, o treinador colocou o Farrapo no 4-1-4-1, promovendo a entrada do zagueiro Juninho Silveira, que atuou como volante. Com isso, Bruno Domingues passou a ser o responsável pela armação do time, substituindo Fernando, que foi deslocado para o lado de campo, na lateral-esquerda, colocando Ihur no banco de reservas. Com esta organização, o Farroupilha foi mais frágil pelos lados da defesa, mas também foi mais objetivo no ataque.

Aos 7 minutos, o Farrapo sofreu a primeira de uma série de investidas pelo setor direito de sua defesa, que não foi bem protegido por Denis. Assim, Guilherme cruzou e o centroavante Dão, de cabeça, colocou para fora.

A resposta do Farroupilha aconteceu dois minutos mais tarde e foi em grande estilo. Fernando cruzou a bola da esquerda e a defesa do Lajeadense mandou para escanteio, que foi cobrado por Denis. Após cabeçada de um jogador do Farrapo, o goleiro Kevin deu rebote e Daniel Quevedo abriu o placar.

O Lajeadense chegou mais uma vez aos 12 minutos da etapa inicial, quando Guilherme cruzou, a defesa do Fantasma se atrapalhou, e a bola sobrou para Kelvin, que não conseguiu concluir. Dois minutos mais tarde, Carlos Gatto, que atuou em bom nível, cruzou da direita, para Daniel Quevedo, que não conseguiu cabecear a bola.

Cedendo campo ao Lajeadense e saindo no contra-ataque, o Farroupilha soube podar a criatividade do time do Vale do Taquari e levar perigo à sua retaguarda. Sem armar jogadas, o Lajeadense passou a utilizar-se da bola parada, protagonizada por Derick aos 18 da etapa inicial e pelo zagueiro Vitor, quatro minutos mais tarde.

Bem postado no seu miolo de zaga, o Farrapo sofreu com as investidas do lateral Guilherme pela esquerda, que cavou um escanteio aos 25 minutos do primeiro tempo. A conclusão desta jogada originou um contra-ataque para o Farroupilha, que foi puxado por Émerson, o melhor da partida, que lançou Gatto, que não aproveitou o lance. Até os 30 minutos, o Lajeadense teve mais posse de bola, mas não criou grandes chances de gol, mesmo com a movimentação do rápido atacante Maxwell. O Fantasma conseguiu o desafogo aos 31 minutos da etapa inicial, quando Fernando chutou da intermediária e Kevin defendeu em dois tempos.

A melhor chance de gol do Lajeadense aconteceu aos 33 minutos da etapa inicial, quando Vitor bateu falta que obrigou o goleiro Marcelo, vindo do Brasil, a tirar  a bola com a ponta dos dedos. Maxwell teve a sua chance no rebote dado pela defesa do Farrapo, mas o atacante chutou mal e a bola foi desviada para escanteio.

Depois dos 35 minutos de jogo, o Farroupilha tomou conta das ações e levou perigo à meta do Lajeadense. Inicialmente, Quevedo recebeu sozinho, tirou do goleiro, mas foi parado ao dividir com a zaga. Depois foi a vez de Émerson recuperar a bola ainda no campo de defesa do Tricolor, tabelar com o bom Daniel Quevedo, e entrar na área do time de Lajeado. Exagerando nos dribles, Émerson foi derrubado e perdeu o lance, no qual alguns reclamaram de pênalti.

Aos 42 minutos de partida, a defesa do Lajeadense entregou a bola nos pés de Émerson, que não conseguiu dar andamento ao lance. Dois minutos mais tarde, o perigoso Guilherme bateu uma falta da direita, mas com o pé canhoto. Marcelo tirou a bola e evitou o empate da equipe de Lajeado. Assim terminou a primeira etapa, na qual o Farroupilha foi objetivo e soube neutralizar um Lajeadense, que apesar de ser vice-líder do campeonato, jogou apenas com a bola parada e os cruzamentos na área Tricolor.

SEGUNDA ETAPA

No segundo tempo, o jogo continuou corrido e o Lajeadense deu a entender que viria com outra atitude. Logo no primeiro minuto da partida, Derick avançou pela direita e cruzou, a bola passou por toda a extensão da área e não foi atingida por Dão. O time do Vale do Taquari chegou novamente aos sete minutos, quando Rafael bateu falta da linha de fundo, no lado esquerdo, que foi rechaçada por Juninho Silveira, que teve bom desempenho. Na série de escanteios originados por este lance, o Lajeadense chegou a marcar o gol, que foi anulado pela arbitragem, que alegou carga faltosa no arqueiro Marcelo.

A onipresente bola parada do Lajeadense continuou incomodando, como aconteceu aos 14 minutos, em falta executada pelo volante Rafael. Mas o Farroupilha aplicou o golpe de misericórdia no time de Lajeado aos 22 minutos do segundo tempo. Daniel Quevedo lançou Carlos Gatto, que perdeu a passada, mas deixou a bola com Ihur, que cruzou para escorada de Émerson, que encontrou Fernando, que arrematou e acertou o gol. Festa e alívio no Nicolau Fico.

No lance deste segundo gol, destaque para Ihur, que entrou no lugar de Mineiro e permitiu que Fernando fosse colocado no meio campo e chegasse na frente para marcar o tento que decidiu a partida. Dono das ações, o Tricolor levou perigo à meta de Kevin aos 30 minutos de etapa final. Quevedo tabelou com Émerson, que cruzou do lado direito e rasteiro. Carlos Gatto tocou de raspão e a bola foi para fora.

Abatido, o Lajeadense voltou à carga aos 36 minutos, após falta cobrada pelo zagueiro Vitor, que foi no meio do gol e acabou defendida por Marcelo. O jogo ainda teve dois momentos de emoção depois dos quarenta minutos do segundo tempo. Primeiro, Carlos Gatto puxou o contra-ataque, entrou na área, mas a bola sobrou para Émerson, que foi na linha de fundo, chutando rasteiro e cruzado. No outro lado, Gatto ainda tentou tocar para o gol, mas o balão sobrou para o arqueiro Kevin. A equipe de Lajeado ainda botou uma bola no travessão, que não modificou o placar.

Com o apito final, muitos jogadores do Farroupilha, extenuados e aliviados com a conquista da vitória, se atiraram ao chão. O primeiro triunfo Tricolor na temporada, terminou com a série de 19 jogos sem vitórias do Farrapo, que ainda é o último lugar do Grupo A da Divisão de Acesso, com sete pontos, quatro a menos que o Inter – SM, sétimo lugar da chave. O Fantasma volta a campo na próxima quarta (03 de abril), quando enfrentará a equipe de Santa Maria, em confronto de vida ou morte. Caso seja derrotado, o Farrapo estará matematicamente rebaixado. A partida acontecerá no estádio Presidente Vargas, às 20 horas.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...