“Nossos amigos idosos”: mais que um projeto social, amizades

Visitas voluntárias que tornam a vida dos idosos mais bonita. Foto: Henrique Azevedo/Acervo do projeto

Por Roberta Muniz

Sabemos da quantidade de idosos que vivem nos asilos de Pelotas, e que muitos deles, moradores desses locais, não recebem visitas e a solidão é algo muito comum nos abrigos. Sabendo e pensando nessas situações, o projeto Nossos amigos idosos busca mudar um pouco dessa realidade, proporcionando visitas frequentes aos asilos da cidade.

O projeto social que teve início em 2013, teve seu impulso para acontecer no ano de 1998, quando a jovem Xana Gallo, aos 12 anos de idade participou de uma visita escolar a um asilo da cidade. O que era para ser apenas uma visita para conhecer e entender esse tipo de instituição, ocasionou em uma bela amizade entre a menina e uma das moradoras do abrigo. A partir desse dia, Xana nunca mais deixou de visitar o local.

Em 2013, um ano após o falecimento da idosa amiga de Xana, o projeto se iniciou. De lá para cá algumas mudanças no projeto já ocorreram, mas a intenção de dar um pouco daquilo que os idosos não têm, persiste firme. Hoje em dia o projeto é totalmente voluntário e além do Visitas de carinho, existe em paralelo o Carona Solidária, que tem o objetivo de levar os idosos para assistir sessões de cinema no Cine UFPEL (sala de cinema da Universidade Federal de Pelotas).

O projeto, além de ser voluntário, sem ligações com qualquer tipo de instituição, não aceita nenhum tipo de doação. O foco total é na amizade com os idosos e de fortalecer o vínculo de carinho com eles, já que por vezes o que eles mais precisam e desejam é serem ouvidos. É importante que o voluntário escolha o asilo que pretende visitar e que possa fazer a sua visita mensal sempre, e assim possa criar seu vínculo com o idoso que tiver iniciado uma afinidade.

“Já faz alguns anos que compreendemos que o que os idosos moradores de instituições mais desejam é afeto, amizade e vínculo. Perdíamos tempo elaborando festinhas, preocupando-nos por dias com comidinhas, quando o que os idosos querem, mais do que tudo, é falar e serem ouvidos”, diz Xana Gallo sobre as intenções do projeto, ainda complementando: “procuramos demonstrar o quanto eles são importantes para nós, por meio da mão estendida para a amizade para uma conversa”.

Segundo Xana e as coordenadoras do projeto, os voluntários sempre são necessários. São vários idosos que precisam de uma amizade e a intenção é que haja um amigo voluntário para cada um e que a visita possa ser a cada vez mais especial e afetiva. “Eles ficam mais alegres, alguns idosos que não são muito comunicativos, ficavam no começo só sentados olhando, começam a conversar e se abrir mais, eles vão adquirindo confiança na gente”, conta Ketnen Rieffel Das Chagas, coordenadora de visitas.

“Eles sempre ficam esperando a gente voltar. Quando não aparecemos em um mês e vamos no outro, eles perguntam se aconteceu algo. Mesmo que eles não lembrem nosso nome eles perguntam: ‘Cadê os meus amigos? Por que não vieram?’ Criam laços com a gente e muitas vezes eles não recebem nenhuma visita além da nossa, então isso marca eles”, diz Ketnen.

Para participar do projeto, tanto no Visitas de Carinho quanto no Carona Solidária, os interessados podem enviar a sua mensagem no WhatsApp, pelo número (53) 9 9137-9064, nas páginas de Facebook dos projetos Carona Solidária Idosos e Nossos amigos – Visitas a idosos e pelo  e-mail: projetoasilospelotas@gmail.com. Pelas páginas do projeto você também pode acompanhar os dias de visitas que são seguidos por eles e escolher o melhor dia e local.

Comentários

comments

Você pode gostar...