Barraca da Saúde marca presença em Morro Redondo

Projeto de extensão da UFPEL levou diversas atividades de educação e prevenção em saúde para o município

Por Andressa Siemionko Lacerda / Da Hora

No último domingo, 15 de maio, a Barraca da Saúde esteve presente no 34º aniversário da cidade de Morro Redondo, parceira do projeto de extensão da Universidade, que ocorreu na cidade de Morro Redondo. A ação teve o objetivo de ensino e prevenção em saúde, levando conhecimento para os visitantes da festa.

A Ana Julia Aguiar Lucena é acadêmica de Farmácia e participou das atividades extensionistas em Morro Redondo. “A importância principal é levar conhecimento de assuntos atuais e do cotidiano para pessoas que tenham curiosidade e se interessem em obter mais informações importantes para o seu dia a dia, além de apresentar a Universidade para pessoas que se interessem em ingressar futuramente. “

Atendimento ao público pelos integrantes do projeto da UFPEL

Participaram do evento, os cursos de enfermagem, medicina, nutrição, farmácia, psicologia, medicina veterinária, entre outros cursos do grupo multidisciplinar. Foram fornecidos serviços para a comunidade, como aferição de pressão, testes rápidos para ISTs, avaliações odontológicas, além de atividades sobre a dengue, saúde mental, plantas medicinais e atividades com as crianças, como a pintura. O coordenador discente da Barraca da Saúde, Gabriel Moura Pereira, ressalta o sucesso do projeto no evento: “Um sucesso, tanto pela participação dos universitários, como pela resposta da população, que veio e prestigiou o evento. A Barraca da Saúde trouxe 10 núcleos profissionais, 45 acadêmicos, 18 atividades diversas de prevenção a saúde, um grande movimento que resultou em mais de 814 atendimentos.“

Com a parceria da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) da PREC (Pró Reitoria de Extensão) e dos municípios da Zona Sul, o projeto de extensão participou do seu primeiro evento festivo, depois da volta presencial das atividades na Barraca da Saúde. O Gabriel destaca a importância de preencher o calendário de atividades do projeto, com essas festividades: “É de suma importância, tanto para população que recebe uma troca da universidade e os alunos por ser uma excelente oportunidade de promover saúde, integrando Universidade e comunidade. ”

Muitos alunos participaram do primeiro evento presencial no projeto. Além disso, o projeto teve uma ótima receptividade da comunidade. A estudante de Nutrição e integrante do projeto Myllene Espilma Pires conta: “Acredito que foi um evento com troca mútua de informações, tanto os adultos como as crianças estavam bastante interessados em participar das dinâmicas de todos os cursos. ”

Comentários

comments

Você pode gostar...